sábado, 5 de outubro de 2013

O Anacronista. Crónicas. Manuel António Pina. «O fim das ideologias e o fim da História são saudados euforicamente por quase todos e os raros que persistem em alguma forma de fidelidade ou de fé são olhados despeitadamente de viés como sobreviventes dinossáurios»

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Notícias do pesadelo
«(…) Em vésperas do fim do século, ai está ele, insidioso e perverso, o pesadelo orwelliano sob aforma do triunfo dos porcos. Na sua História da Revolução Francesa, Cadyle observa, quero crer que com algum desapontamento, como das revoluções, sonhadas por utópicos e realizadas por fanáticos, quem acaba sempre por tirar proveito são os desavergonhados de todas as espécies. Hoje já não há lugar para as revoluções, e muito menos para as utopias; é tempo, sim, de tirar proveito, e depressa. A mediocridade e a vulgaridade ganharam em todas as frentes. E os sonhos, anda há poucas décadas da desmesurada medida da liberdade, da justiça, ou da paz, parecem hoje reduzidos, até entre os jovens, de cuja imatura matéria sempre foram feitos os grandes sonhos das sociedades, ao tamanho mesquinho do BMW do cartão de crédito e da carta de curso.
A assustadora estirpe dos homens práticos e dos técnicos instalou-se, um pouco por toda a parte, nos mais secretos lugares do coração das nossas sociedades, vampirizando a sua identidade e as suas forças e sujando o seu sangue mais profundo. Os poetas foram expulsos da cidade e resistem, os que resistem e ainda não se converteram também ao espectáculo industrial em que a arte e a cultura se transformaram, em obscuras catacumbas interiores, celebrando clandestinamente aos deuses caídos da esperança e da gratuitidade. Que futuro pode ter uma sociedade sem esperança e sem poesia? Uma sociedade em que a esperança se reduziu progressivamente à mera sobrevivência individual e cujos valores se personificam em modelos como Silvester Stallone ou Madonna? Vejo a sanha com que os nossos líderes políticos e os pivots dos telejornais espezinham furiosamente os restos da tragédia em que descambou a utopia comunista e pergunto-me se, neles, nesses terríveis destroços, eles odeiam os crimes do socialismo real (o maior dos quais terá sido, provavelmente, o da traição à utopia igualitária) ou se não é, antes, a própria ideia de utopia e de esperança que, incapazes de compreender, eles sobretudo odeiam e perseguem. Ouço-os grunhir vitoriosamente que o comunismo acabou e fico certo de que é o humano, demasiadamente humano, ideal comunista, insusceptível, como o ideal cristão, e todos os outros grandes ideais, de ser reduzido aos seus números e às suas torpes estatísticas, que eles profundamente temem.
E que nos oferecem eles em troca? Comércio. Como se os homens pudessem viver, viver e não tão só sobreviver, de comércio, e como se as sociedades pudessem, desde sempre, prescindir dos grandes sonhos irrealizáveis e dos grandes mitos de que os poetas, e os artistas, e os filósofos, são a alma e o corpo. Como disse o poeta, eles não sabem (nem sonham) que é o sonho, e não as cotações da bolsa, que comanda a vida, e que pelo sonho é que vamos. E como não sabem, nem podem saber, roubaram-nos o melhor que tínhamos, os sonhos, os ideais, os valores (até, tantas vezes, os meros e pouco rentáveis escrúpulos), deixando-nos absolutamente sós fora de nós mesmos, como mutantes desamparados e assustados errando na imensa selva do mais forte e do mais velhaco.
Em Portugal, a metástase cavaquista do fenómeno contamina hoje até os que, pessoas e partidos, aparentemente, deviam estar do outro lado. O fim das ideologias e o fim da História são saudados euforicamente por quase todos e os raros que persistem em alguma forma de fidelidade ou de fé são olhados despeitadamente de viés como sobreviventes dinossáurios. E, no entanto... Outro dia estive a observar na TV o desastrado combate que um tal J.E.M. tentava travar contra Cunhal, como se, falando línguas tão díspares, ambos se pudessem de qualquer modo entender, ou sequer desentender. Numa sociedade como aquela em que se tomou a sociedade portuguesa dos últimos anos, inteiramente órfã de ideias e de valores, bons ou maus, Cunhal parece ter-se tornado, de facto, numa espécie de paradigma, e contra ele e contra a sua quixotesca, fé (pois que o homem teima, apesar de tudo, em continuar a acreditar em algo) se lançam todos os Sanchos Panças triunfantes da nossa praça pública. É a coragem que os move ou antes o confuso e irracional medo de alguma coisa, imensa e incorruptível, onde as suas mesquinhas contabilidades não podem, pobres delas, absolutamente alcançar?»

In Jornal de Notícias, 7 / 10 / 92

In Manuel António Pina, O Anacronista, Crónicas, Edições Afrontamento, 1994, ISBN 972-36-0323-3.

Cortesia de E. Afrontamento/JDACT