Cortesia de livrariaai
NOTA: De acordo com o texto original
«E assi como Ëstes iuntos foram santos E fundados Em zelo do acrescentamento da Sancta Fee Catholica que os favoreceo Deus Nosso Senhor como nesta Historia se vera E os Portuguezes com a Esmola que de Dio se lhe mandava cada anno se foram remedeando, posto que apertadamente, porque dos mil pardaos que S.M. lhes dá grande parte se gasta Em despezas das roupas Em que vão Empregados, E nas peitas que se dam aos Turcos E direitos e tortos que lhes tomam nas Alfandegas de Suaqhem E Macuá e amuitos annos se perdeo todo o emprego com naufrágios E prezas que os Turcos de Maghá nas naos Em que Elle hia. E como os filhos E descendentes dos Portuguezes foram crescendo tanto que a Esmola que no principio se repartia somente por cento ou cento e sincoenta pessoas, se repartia já em nossos tempos por mil E, mil e dozentas sendo assi que não se reparte se não pellos cazados e viuvos não chegava a cada hua mais que hua teada quando muito E, as mais vezes, mea ou hum quarto della E ainda a esta pouquidade tinham os Abexins grandes envejas.
Cortesia de wikipedia
Enquanto floreceo a Santa Fee E no Emperador Soltan Çagued o amor com os Padres que lha insinavam E pregavam, repartio Elle largamente terras para as Rezidencias Em que Estavamos repartidos por varios Reinos; as quaes chegaram a ser dez ou onze. Destas terras davamos nós muitas aos Portuguezes, principalmente as viuvas E aos mais pobres E com Ellas se remediavão. Tambem Ras Cella Christos irmão do Emperador Soltan Çagued avocou a si muitos dos Portugueses para se servir delles nas guerras em que sempre se ocupou E deu lhes boas terras favorecendo-os quanto pode E com estas ajudas E com a Esmola que lhes hia de Dio E suas industrias Ë trabalhos viviam, estes años atraz os Portuguezes se não em muita abundancia ao menos sem muitas necessidades. E como o brio e primor os obrigava a se tratarem e trajarem o melhor que podessem os mais delles na Corte e Arrayal apareciam ordinariamente avantajados a muitos dos Abexins mais ricos. Porem, despois que começou a persiguiçam contra nossa Santa Fee Catholica, adeante se escrevera o muito que padecem de necessidades temporaes, injurias e affrontas.
Informação do caminho que se pode fazer de EthioPia pera Mombaça pollo Rio Brava (1613-1615)
Relaçam do caminho que fez o padre Antonio Fernandes da Companhia de Jesu, que anda em Ethiopa na coversam das almas, víndo com huma embaixada a El Rey de Portugal e a Sua Santidade por mandado do Emperador de Ethiopia no anno de 613.
O Emperador de Ethiopia Seltan Cogede,-que oje vive, desejando a reduçam daquele Imperio a Santa Igreja Romana e bem temporal de seu Estado, tratou de abrir caminho pólo Reyno de Merêa à Costa de Melinde, por onde pudesse ter trato com os portuguezes. Para isto ordenou huma embaixada em que mandava a Fecheresi, homem principal Abexim, e Volda Cristos, seu cunhado, em companhia do padre Antonio Fernandes. Partiram a 25 de Março de 613, de Colehâ, que he residencia dos padres da Companhia, no Reyno de Goyama, para Umbremâ, aonde o Visorey Cela Cristos esperava o padre e dando-le 7 Galas por guias, e dous Xatês, que he outra naçam de gentios Salteadores cuia terra jaz alem dos Galas, despediu o padre que, pondo-se a caminho, dahy a sinco dias chegou a Bezer, no Reino de Bisamô, terra de Cangas». In Aurélio de Oliveira, Cartas de Etiópia, Câmara Municipal de Vila Verde, edição Livraria AI, 1999, ISBN 972-571-446-6.
Cortesia da CM de Vila Verde/JDACT