segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Um Pintor e Arquitecto. Fernando Magalhães Lanhas. «Também não se reclama um poeta, mas foi autor de composições caracterizadas por um grande rigor formal e pela contenção da ideia. Desde muito cedo preocupou-se em registar os sonhos do próprio sonhador»


(1923-2012)
Porto
Cortesia de wikipedia 

«Fernando Resende da Silva Magalhães Lanhas foi um pintor e arquitecto português. Estudou arquitectura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, mas ficou conhecido como sendo um pintor abstracto.
Nos anos passados na ESBAP mostrou-se um aluno atento e empenhado. Nesta instituição dirigiu o Grupo de Estudantes de Belas Artes. Teve por colegas Nadir Afonso, Júlio Pomar e Manuel Pereira da Silva com quem conversava sobre Arte.


Cortesia de wikipedia

Começou a pintar quadros figurativos, que rapidamente se transformaram em obras abstractas. Colaborou na página "Arte" do jornal diário do Porto, "A Tarde", em 1945. Pouco depois viajou até Paris, onde visitou e desfrutou de importantes certames de Arte.


Cortesia de wikipedia

Começou a pintar em 1944, influenciado pela música, pela astronomia e pelo abstraccionismo internacional.
Em 2005, foi doutorado "Honoris Causa" pela Universidade do Porto, sob proposta da Faculdade de Belas Artes.


Cortesia de

Além do seu trabalho com arquitecto e pintor foi também um estudioso nos campos da arqueologia e astronomia». In Wikipédia.

Cortesia de Wikipédia/JDACT