chesstiago
O xadrez é um jogo de perícia e estratégia entre dois adversários. Cada um comanda um exército de 16 peças. Um exército é preto, o outro é branco.
O campo de batalha é um tabuleiro com 64 casas pretas e brancas alternadas. As peças brancas avançam primeiro e, depois, os adversários jogam à vez.
Tácticas: Ataque a descoberto
Este ataque dá-se quando duas das tuas peças estão alinhadas e a deslocação de uma faz com que a outra seja uma ameaça.
Antes da jogada, as pretas não estão a atacar as brancas. Aliás, a torre preta é que está ameaçada pelo bispo branco.
jdact
Como a sorte muda depressa! Depois da jogada das pretas, a torre ameaça o bispo, mas também há um ataque do bispo preto ao cavalo branco, descoberto pela jogada de uma outra peça (a torre).
jdact
Neste caso, as brancas podem fugir, colocando o cavalo em defesa do bispo e ameaçando a torre. Não seria sensato as pretas trocarem uma torre por um bispo. Na realidade, isto só prolonga o sofrimento, já que as pretas podem mover a torre para a casa X, de forma a ameaçar tanto o cavalo como o bispo. O ataque a descoberto é, de facto, poderoso!
jdact
Tácticas: Xeque a descoberto
Trata-se de um ataque a descoberto em que o rei adversário fica em xeque. Assim, pode ameaçar outra peça em simultâneo. É quase como se fizesse duas jogadas de uma só vez, desenvolvendo uma peça e fazendo xeque com a outra.
jdact
Aqui, as brancas movem o bispo para ameaçar o cavalo, deixando o rei preto em xeque.
jdact
As pretas têm de tirar o rei da posição de xeque, deixando as brancas livres para capturar o cavalo.
Mas imagine que o cavalo era uma dama. A melhor jogada das pretas seria bloquear o xeque posto a descoberto com a dama (ainda assim um bom resultado para as brancas).
jdact
In Xadrez, Michael Powell, Kevin Knight, 2004 a 2005 Tony Publishing, ISBN 978-972-8851-70-5.
Cortesia de Tony Potter Publishing/JDACT