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Pregado
na Capela Real, no ano de 1655. Semen est verbum Dei. S. Lucas, VIII
I
«E
se quisesse Deus que este tão ilustre e tão numeroso auditório saísse hoje tão
desenganado da pregação, como vem enganado com o pregador! Ouçamos o Evangelho,
e ouçamo-lo todo, que todo é do caso que me levou e trouxe de tão longe.
Ecce exiit qui seminat, seminare. Diz Cristo que saiu
o pregador evangélico a semear a palavra divina. Bem parece este texto dos
livros de Deus. Não só faz menção do semear, mas também faz caso do sair: exiit,
porque no dia da messe hão-nos de medir a semeadura e hão-nos de contar os
passos. O Mundo, aos que lavrais com ele, nem vos satisfaz o que dispendeis,
nem vos paga o que andais. Deus não é assim. Para quem lavra com Deus até o
sair é semear, porque também das passadas colhe fruto. Entre os semeadores do
Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem
a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem
sair, são os que se contentam com pregar na Pátria. Todos terão a sua razão,
mas tudo tem a sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura;
aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura e hão-lhes
de contar os passos. Ah Dia do Juízo! Ah pregadores! Os de cá, achar-vos-eis
com mais paço; os de lá, com mais passos: exiit seminare. Mas daqui
mesmo vejo que notais (e me notais) que diz Cristo que o semeador do Evangelho
saiu, porém não diz que tornou porque os pregadores evangélicos, os homens que
professam pregar e propagar a Fé, é bem que saiam, mas não é bem que tornem.
Aqueles animais de Ezequiel que tiravam pelo carro triunfal da glória de Deus e
significavam os pregadores do Evangelho que propriedades tinham? Nec revertebantur, cum ambularent:
uma vez que iam, não tornavam. As rédeas por que se governavam era o
ímpeto do espírito, como diz o mesmo texto: mas esse espírito tinha impulsos
para os levar, não tinha regresso para os trazer; porque sair para tornar
melhor é não sair. Assim arguis com muita razão, e eu também assim o digo. Mas
pergunto: e se esse semeador evangélico, quando saiu, achasse o campo tomado;
se se armassem contra ele os espinhos; se se levantassem contra ele as pedras,
e se lhe fechassem os caminhos que havia de fazer? Todos estes contrários que
digo e todas estas contradições experimentou o semeador do nosso Evangelho.
Começou ele a semear (diz Cristo), mas com pouca ventura. Uma parte do trigo
caiu entre espinhos, e afogaram-no os espinhos: aliud cecidit inter spinas et simul exortae spinae suffocaverunt
illud. Outra parte caiu sobre pedras, e secou-se nas pedras por falta
de humidade: Aliud cecidit super
petram, et natum aruit, quia non habebat humorem. Outra parte caiu
no caminho, e pisaram-no os homens e comeram-no as aves: aliud cecidit secus viam, et conculcatum
est, et volucres coeli comederunt illud. Ora vede como todas as
criaturas do Mundo se armaram contra esta sementeira. Todas as criaturas
quantas há no Mundo se reduzem a quatro géneros: criaturas racionais, como os
homens; criaturas sensitivas, como os animais; criaturas vegetativas, como as
plantas; criaturas insensíveis, como as pedras; e não há mais. Faltou alguma
destas que se não armasse contra o semeador? Nenhuma. A natureza insensível o
perseguiu nas pedras, a vegetativa nos espinhos, a sensitiva nas aves, a
racional nos homens. E notai a desgraça do trigo, que onde só podia esperar
razão, ali achou maior agravo. As pedras secaram-no, os espinhos afogaram-no,
as aves comeram-no; e os homens? Pisaram-no: conculcatum est. Ab hominibus (diz a Glossa). Quando Cristo
mandou pregar os Apóstolos pelo Mundo, disse-lhes desta maneira: euntes in mundum universum, praedicate
omni creaturae: Ide, e pregai a toda a criatura. Como assim,
Senhor?! Os animais não são criaturas?! As árvores não são criaturas?! As
pedras não são criaturas?! Pois hão os Apóstolos de pregar às pedras?! Hão-de
pregar aos troncos?! Hão-de pregar aos animais?! Sim, diz S. Gregório, depois
de Santo Agostinho. Porque como os Apóstolos iam pregar a todas as nações do
Mundo, muitas delas bárbaras e incultas, haviam de achar os homens degenerados
em todas as espécies de criaturas: haviam de achar homens homens, haviam de
achar homens brutos, haviam de achar homens troncos, haviam de achar homens
pedras. E quando os pregadores evangélicos vão pregar a toda a criatura, que se
armem contra eles todas as criaturas?! Grande desgraça! Mas ainda a do semeador
do nosso Evangelho não foi a maior. A maior é a que se tem experimentado na
seara aonde eu fui, e para onde venho. Tudo o que aqui padeceu o trigo,
padeceram lá os semeadores. Se bem advertirdes, houve aqui trigo mirrado, trigo
afogado, trigo comido e trigo pisado. Trigo mirrado: atum aruit, quia non habebat humorem; trigo afogado: exortae spinae suffocaverunt illud; trigo
comido: Volucres caeli comederunt illud; trigo pisado: conculcutum est. Tudo isto
padeceram os semeadores evangélicos da missão do Maranhão de doze anos a esta
parte. Houve missionários afogados, porque uns se afogaram na boca do grande
rio das Amazonas; houve missionários comidos, porque a outros comeram os
bárbaros na ilha dos Aroãs; houve missionários mirrados, porque tais tornaram
os da jornada dos Tocatins, mirrados da fome e da doença, onde tal houve, que
andando vinte e dois dias perdido nas brenhas matou somente a sede com o
orvalho que lambia das folhas. Vede se lhe quadra bem o Notum aruit, quia non habebant humorem! E que sobre mirrados,
sobre afogados, sobre comidos, ainda se vejam pisados e perseguidos dos homens:
conculcatum est! Não me queixo
nem o digo, Senhor, pelos semeadores; só pela seara o digo, só pela seara o
sinto. Para os semeadores, isto são glórias: mirrados sim, mas por amor de vós
mirrados; afogados sim, mas por amor de vós afogados; comidos sim, mas por amor
de vós comidos; pisados e perseguidos sim, mas por amor de vós perseguidos e
pisados». In Sermões, padre António Vieira, 1655, Sermões Escolhidos. v.2, São
Paulo, Edameris, 1965, Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, Universidade
de São Paulo, Universidade de Santa Catarina, Wikipédia.
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