quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A Geração de 70 - Uma Revolução Cultural e Literária. Álvaro Manuel Machado. «Para citar ainda Eça a propósito de Antero, o protesto do poeta açoriano “foi moral, não literário, um desforço da Consciência e da Liberdade”, contra o déspota do purismo e do léxicon. Pouco depois da publicação do folheto “Bom senso e bom gosto…”»

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Antero de Quental ou o Mestre Metafísico
«(…) Ou ainda neste soneto, datado de 1872 e igualmente inserido posteriormente nos Sonetos Completos. O título, Mais luz!, sendo uma referência evidente às últimas palavras que se supõe ter pronunciado Goethe antes de morrer, confirma a influência predominante da cultura romântica alemã em Antero:

«Amem a noite os magros crapulosos,
e os que sonham com virgens impossíveis,
e os que se inclinam, mudos e impassíveis,
à borda dos abismos silenciosos...

Tu, Lua, com teus raios vaporosos,
cobre-os, tapa-os e torna-os insensíveis,
tanto aos vícios cruéis e inextinguíveis,
como aos longos cuidados dolorosos!

Eu amarei a santa madrugada,
e o meio-dia, em vida refervendo,
e a tarde rumorosa e repousada.

Viva e trabalhe em plena luz: depois,
seja-me dado ainda ver, morrendo,
o claro Sol, amigo dos heróis!»

Esta forma de romantismo, em especial a influência de Heine e uma outra que se lhe sobrepõe em alguns poemas, a de Baudelaire, vai notar-se ainda mais nas Primaveras românticas (1872), da mesma maneira que as teorias filosóficas básicas de Hegel, já evidentes em textos como Tese e antítese, se manifestam ao longo de todo o volume dos Sonetos Completos, publicado em 1885. Entretanto, esta poesia moderna que para Antero é a voz da Revolução, sendo essa voz não só a mais alta mas também a mais poética, fere os sentidos poéticos do pontífice máximo das letras da Coimbra de então, António Feliciano Castilho, mentor dos ultra-românticos. Tendo Castilho condenado formalmente os livros de Teófilo Braga e de Antero, o poeta das Odes Modernas lança-se numa polémica que ficou famosa com a publicação do opúsculo Bom senso e bom gosto, em 1865.
Para citar ainda Eça a propósito de Antero, o protesto do poeta açoriano foi moral, não literário, um desforço da Consciência e da Liberdade, contra o déspota do purismo e do léxicon. Pouco depois da publicação do folheto Bom senso e bom gosto, tendo-se formado em Direito, Antero, nada feito para estas polémicas meramente literárias, deixa Coimbra. Andava então ansiosamente procurando um emprego para a sua grande alma. E julgou encontrá-lo numa aprendizagem da vida de operário, num contacto directo com a realidade social, tendo primeiro trabalhado alguns meses nas oficinas da Imprensa Nacional e partindo depois, em fins de 1866, para Paris. Segundo António Sérgio, Antero escrevia a um amigo na véspera de partir: eu, por mim, vou mais com o ânimo sossegado de quem cumpre um dever do que com o coração alegre de quem segue uma esperança. Cumprir um dever foi para Antero, em Paris, trabalhar como tipógrafo e contactar directamente com um clima revolucionário em que as ideias se punham em prática, preparando a Comuna.
Mas, porque as ideias em Antero sempre suplantaram a prática, e porque o exílio, ainda que voluntário, não era nada propício ao seu temperamento nevrótico, a experiência de Paris e da vida dura do operário anónimo não durou mais que alguns meses. Em Agosto de 1867, Antero regressou a Lisboa e de Lisboa partiu para os Açores. Segue-se um período de funda depressão a que não será estranha a consciência de não poder conciliar pensamento e acção. Antero viaja até à América e, em fins de 1868, novamente em Lisboa, recomeça as tentativas de acção doutrinária. Ainda segundo Eça, tendo desembarcado em Lisboa como um apóstolo do Socialismo, Antero apareceu no Cenáculo da Travessa do Guarda-Mor numa fria manhã, e foi aclamado. Assim nasceram, no Cenáculo e sob a influência de Antero, que levava Eça e os seus companheiros a estudar Proudhon noite fora, as célebres Conferências do Casino, momento culminante da revolução cultural da Geração de 70. Além da preparação das Conferências, Antero lançava-se numa actividade política intensa: em colaboração com José Fontana, funda a Associação Fraternidade Operária, que representa em Portugal a I Internacional Operária; funda e dirige o jornal O Pensamento Social; luta pela separação socialistas-republicanos.
Mas, a par de tudo isto, deve notar-se a publicação de textos dessa época que nada têm a ver com o militantismo, e que reflectem bem as contradições de Antero ao longo de toda a sua vida. Refiro-me às pouco conhecidas poesias de Carlos Fradique Mendes, pseudónimo (ou melhor, verdadeiro heterónimo prépessoano) inventado por Antero e Eça. A primeira dessas poesias foi publicada no folhetim de A Revolução de Setembro de 29 de Agosto de 1869 e, como já foi provado, é sem dúvida da autoria de Antero. Note-se sobretudo o primeiro dos quatro Poemas do Macadam, atribuido por Antero a Fradique Mendes, dedicado a Baudelaire e publicado no Primeiro de Janeiro de 5 de Dezembro de 1869 (depois incluso na edição de 1943 das Primaveras Românticas). Eis como Antero, apresentando-o, define o satanismo». In Álvaro Manuel Machado, A Geração de 70 - Uma Revolução Cultural e Literária, Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Centro Virtual Camões, Instituto Camões, Livraria Bertrand, 1986.

Cortesia do ICamões/JDACT