Ha relâmpagos de memoria
que abrem um vinco na fronte do homem. E a velhice extemporânea de alguns o que
é se não recordarem-se? In Camilo Castelo Branco, 'A Enjeitada'.
«(…) Os themas eram
colhidos nos escriptores portuguezes de boa nota, os clássicos, principalmente
nos textos substanciosos de estreme orthodoxia. Camillo, quando chegou a Friume, levava o latim de padre
António Azevedo, mais a bagagem litteraria que elle lhe emmalara. Também levava
a viola dos serões transmontanos, que annos depois ainda dedilhava no Porto,
empoleirado sobre as telhas de um prédio da rua Escura. Com estes predicados,
personificava o typo escholastico da sua época. Inventava facilmente entremezes
para os serandeiros e redondilhas para serem cantadas ao desgarre. Não que elle
tivesse méritos de cantor, porque a voz lhe era rebelde. Percorrendo a escala, quando
chegava ao Si, esganitava-se n'uma
engasgação. Sem embargo, quando o amor o inspirava, tentava vencer, com
melhor ou peor êxito, as rebeldias da larynge.
A vocação litteraria de Camillo não visava nesse tempo a um
ideal artistico. Estava unicamente ao serviço de um temporal desfeito de
adolescência folgazã e de alegria fragoeira, que saltava tão desembaraçada por
sobre as neves e barrocas do Marão como um gentleman
poderia pisar, nos menuettos da
corte, velludosos tapetes de Susa. A vida de Camillo, á semelhança da de Camões
e Bocage, foi irrequieta nos
primeiros annos da mocidade. Camões
teve a alcunha de Diabo, que também foi
o qualificativo dado por Heine a Proudhon, e que egualmente assentaria com
propriedade em Camillo. Pode, pois,
imaginar-se a sensação que elle causaria quando appareceu em Friume com
a sua bagagemzinha intellectual preparada por padre António; com a viola
transmontana e uma inexgotavel veia de improvisação; com a sua alegria
desabalada, que refervia em vulcões de imaginação inventiva.
Sebastião dos Santos, o
tendeiro lettrado, conhecia que tinha encontrado o seu homem. Camillo
viera dar á Havaneza de Friume
umas tinturas de illustração e mundanidade que não podiam deixar de lisonjear o
dono do estabelecimento, tão lido na Historia Sagrada, e tão interessado em
saber e discutir o que se passava por esse mundo fora. A concorrência á loja de
Sebastião dos Santos começou a ser maior, porque, em vez de um, havia agora
dois oradores a iscar a curiosidade publica. Mas o joven Camillo reconheceu, a breve trecho, que precisava de maior âmbito,
para expandir a sua alegria, do que a loja de Sebastião.
Entrou a promover
corridas de gallos e entremezes, que elle próprio dirigia com uma actividade
infatigável, attraindo sobre si a estima e o reconhecimento públicos, porque a
aldeia de Friume perdera de repente a somnolencia patriarchal, que até
então a tinha amodorrado. Os entremezes, divertimento que dos costumes da
corte, onde Gil Vicente o
implantara, derivou para a tradição popular, eram recebidos com geral agrado. Camillo compunha a peça, distribuia-a.
ensaiava-a com enorme trabalho, lascando as durezas da prosódia dos actores,
como se brita pedra com um martello, e trepanando os papeis na cabeça dos que
não sabiam ler. Depois ajudava a levantar o palco scenico, carpintejando elle
próprio. Na noite da representação era auctor. contra-regra. actor e fiscal do
theatro, multiplicando prodigiosamente a sua actividade.
Rodeado de uma
atmosphera de prestigio, em lena evidencia, não admira que os seus jovialissimos
dezeseis annos se impozessem á admiração das raparigas de toda a freguezia do
Salvador, e que elle próprio se deixasse enlear nos laços que o amor arma brandamente.
Assim aconteceu. A breve
trecho foi Joaquina Pereira, a primogénita de Sebastião Martins Santos,
entre todas as raparigas de Ribeira de Pena, a que pôde gabar-se de ter
empolgado o coração do joven e endiabrado Camillo.
Ella era, como já disse, uma guapa e temporã cachopa. Forte, sadia,
reforçada, de peitos altos, estatura regular: nas faces morenas, um clarão de
ingenuidade alegre, de bondade expansiva. Na véspera e dia de Natal, quando
sahiam as rondas, grupos de rapazes e moçoilas que percorrem a povoação
em danças e descantes, Joaquina, que tomara os appellidos
da mãe, era a flor do rancho, o que
despertava um certo despeito nas raparigas nascidas em Friume,
porque ella tinha nascido em S. Cosme de Gondomar.
A 10 de Janeiro, pela
romaria de S. Gonçalo, era das mais
gentis cachopas que exhibiam as suas vestes de gala: saia de chita, jaqué de
merino, ordinariamente escuro, chinellas de verniz, lenço de seda na cabeça.
Pulando nas danças do arraial, quando o lenço lhe descahia ao abandono, parecia
ainda mais gentil, graças ao penteado em uso entre as raparigas de Friume:
duas tranças singelamente enlaçadas na
parte posterior da cabeça. Joaquina Pereira enamorou-se de Camillo ouvindo-o discursar na loja do
pai e recitar versos que exaltavam a imaginação. Depois, a liberdade nas rondas,
nos entremezes e nas corridas
de gallos ageitava occasião propicia ás
confidencias, aos segredos, ás juras de amor, que na loja de Sebastião Santos, interposto
o balcão, não eram permittidos aos dois namorados.
Camillo, que tinha ido a Friume por acompanhar apenas a tia
Rita, achou alli, quando menos o esperava, uma posição social, posto que
modesta, conveniente. Luiz Cunha Lemos, que acumulava as funcções de secretario
da camara e da administração do concelho de Ribeira de Pena, tinha sido investido
também nas de escrivão de fazenda e escrivão e tabellião do julgado. Não
parece, este Lemos, um dos felizes burocratas graúdos dos nossos dias, que são verdadeiros cabides de empregos
rendosos? Pois bem! O indispensável Lemos precisava de um escrevente, que
certamente não era de mais, e contratou Camillo
para esse cargo, mediante casa e mesa, além, talvez, de alguma remuneração em
dinheiro».
In Alberto Pimentel, A Primeira
Mulher de Camilo, Silêncio Injustificado, PQ 9261C3Z738, Guimarães & Cª -
Editores, Lisboa, 1916.
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