«Pintor português, Henrique Medina de Barros nasceu a 18 de Agosto de
1901, na freguesia de Cedofeita, no Porto. Filho de mãe portuguesa e de pai
espanhol, revelou, desde cedo, uma forte propensão para a pintura, ao retratar
com expressividade a avó materna, num quadro intitulado Minha Avó (1911).
Iniciou a sua formação artística, em 1911, na Escola Superior de Belas-Artes do
Porto, sendo aluno de Marques de Oliveira e de Acácio Lino. Em 1919, expôs, na
Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, o retrato de Teodora Andressen
de Abreu, com o qual ganhou a segunda medalha do concurso dessa sociedade. Em
1919, prosseguiu os estudos académicos, na École de Beaux-Arts de Paris,
com os mestres Ferdinand Cormon e E. Bénard. Nessa altura, participou no Salon
de la Société National Beaux-Arts, recebeu a Menção Honrosa no Salon des
Artistes Français. A partir de então, estendeu a sua fama a outros países,
sendo convidado a expor on the line
na Real Academia de Londres, em 1927.
Por fim, conquistou o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA), sobretudo
Hollywood, onde retratou grandes artistas, como Galli Curci, (…) Greer Garson e
Linda Darnel, que serviu de modelo para o quadro Nossa Senhora de Fátima, que
se encontra na Igreja de Santo António, em East Falmouth, em Massachusetts
(EUA).
Entre 1930 e 1950, Medina era considerado o melhor retratista português
e um dos melhores do mundo, sendo portanto escolhido para pintar figuras
importantes a nível nacional e internacional. Para além de altas patentes
militares, de médicos de renome, de académicos reconhecidos, de escritores e
poetas, pintou também reis e príncipes, chefes de estado e ainda cardeais e o papa
João Paulo II. Em 1960,
estabeleceu-se em Góios, Esposende, na casa herdada de sua avó. Aí dedicou-se a
retratar a beleza da ruralidade daquelas paisagens. A sua pintura, sobretudo a
óleo, ficou então marcada pelas paisagens e figuras rurais da região de
Esposende, tais como as sargaceiras da Apúlia, em A Sargaceira (1968), Esperando
o Sargaço (1972), os pescadores, em Pescador (1957), os pastores de
Belinho, como Pequeno Pastor (1968), os feirantes de Barcelos e ainda as
minhotas, de que é exemplo a Noiva de Viana (1959) e Minhota com
Traje Gallego (1975). De referir igualmente o tema do nu, característico da sua pintura. Apaixonado pelo
pormenor anatómico e pela beleza fisiológica do corpo, Henrique Medina retrata
o nu com sobriedade, elegância e com uma perfeita harmonia da forma e da cor,
num ambiente de riqueza envolto em adereços marcantes, como vasos, espelhos,
aquários, mantos, animais, entre outros.
Henrique Medina, que realizou inúmeras exposições, está representado em
coleções particulares e em coleções nacionais e internacionais das quais se
destacam a do Atelier-Museu Henrique Medina em Góios (Esposende), a do Museu
Nacional Soares dos Reis (Porto), a da Sala-Museu Medina no Palácio da Bolsa
(Porto), a do Museu Grão Vasco (Viseu), a do Museu Medina (Braga), a da
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a do Museu do Chiado (Lisboa), a do
Palácio de S. Bento (Lisboa) e, a nível internacional, a do museu Jeu de
Paume (Paris), a da Escola de Guerra Imperial Staff (Londres), a da Virginia
University (Virgínia), a da Metropolitan Opera House (Nova Iorque),
a do Metro Goldwyn Mayer (Califórnia), a do Gabinete Português de
Leitura do Rio de Janeiro, a da Sala-Museu Medina no Ginásio Club do Rio de
Janeiro e a da Embaixada de Portugal em Moscovo e em Londres, entre outras.
Henrique Medina faleceu a 30 de Novembro de 1988, em Góios (Esposende), vítima de doença súbita». In Infopédia.
Henrique Medina faleceu a 30 de Novembro de 1988, em Góios (Esposende), vítima de doença súbita». In Infopédia.
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