domingo, 4 de abril de 2021

O Projecto Hades. Lynn Sholes e Joe Moore. «A mão forte do presidente agarrou-a pelo braço, obrigando-a a se levantar. Venha por aqui! Fique baixa! Mas o que está acontecendo? Quem está atirando em nós? Podem ser os rebeldes chechenos»

Cortesia de wikipedia e jdact

«A descida ao Hades é a mesma a partir de todos os lugares». In Anaxágoras, filósofo grego, 500-428 a.C.

A Tumba

«(…) Eles fizeram uma parada diante da iconóstase, uma colecção de 69 ícones pintados que se estendia do chão ao tecto. A história da Bíblia desde o Velho Testamento até ao Julgamento Final está ilustrada aqui. O presidente estendeu o braço direito num movimento amplo. Bem, agora acredito que já vimos tudo. Senhor Presidente, não sei como agradecer por ter compartilhado o espantoso esplendor destas magníficas igrejas com os nossos telespectadores da SNN. Este é o património da Mãe Rússia, observou ele. Temos orgulho de mostrá-lo. E o senhor deve orgulhar-se bastante. Cotten estendeu a mão para apertar a dele exactamente quando o ensurdecedor estrondo de uma explosão abalou o interior da Catedral da Assunpção, uma explosão tão forte que a atirou ao chão. No mesmo instante, os candelabros se apagaram, mergulhando o interior cavernoso da igreja na escuridão. Uma fileira intermitente de luzes de emergência tremulou no perímetro da igreja. Cotten levantou a cabeça, atordoada. Viu o cameraman da SNN no chão, o reflector montado sobre a câmera espatifara-se. Pequenas faíscas de luz cintilavam de diversos lugares da igreja, clarões de descargas de armas de fogo. As armas deviam ter silenciadores, pois ela só ouvia o ruído do impacto chocante das balas ao penetrar a carne macia das pessoas ao seu redor. O cameraman deu um grito, mas a escuridão impediu Cotten de ver a gravidade do ferimento dele. Foi atingido?, ela o chamou. Mas não houve resposta. Os agentes do SSP gritaram ordens, sacaram as armas e revidaram o fogo. Outra granada a alguns metros dali fez a catedral estremecer, e de maneira tão violenta, que Cotten esperou o tecto desabar e as colunas sagradas ruírem.

A mão forte do presidente agarrou-a pelo braço, obrigando-a a se levantar. Venha por aqui! Fique baixa! Mas o que está acontecendo? Quem está atirando em nós? Podem ser os rebeldes chechenos. Assassinos. As balas cravavam-se no mármore, arrancando farpas de pedra que atingiam as pernas dela enquanto ele a empurrava para trás de uma das colunas enormes. Atrás dele estavam dois agentes do SSP, descarregando as suas armas. Ela olhou por cima do ombro no momento de ver o seu sonoplasta levantar-se do chão para segui-la, apenas para ser derrubado por uma barreira de balas. O cameraman jazia imóvel numa montanha disforme. Ao lado dele estavam os corpos de três oficiais da segurança russa. Um dos dois agentes do SSP voltou-se para o seu comandante e falou rapidamente, o seu russo soando com uma gravação tocada em velocidade dobrada. O segundo agente disparou uma rajada de tiros na direcção dos atacantes.

Abaixem a cabeça! Os quatro saíram correndo o mais rápido possível pelo espaço vazio até à coluna seguinte. Eles se aglomeraram atrás do grosso pilar enquanto uma salva de tiros arrancou flocos de mármore da obra de arte de quinhentos anos de idade mais acima. Outra granada explodiu, uma supernova na escuridão, a onda de choque reverberando nos ossos de Cotten. O agente principal tentou falar pelo rádio. Não houve resposta. O presidente voltou-se para Cotten. Estamos sem comunicação, e eles bloquearam as saídas. Como vamos sair daqui? Uma torrente de balas chocou-se violentamente contra a coluna, fazendo chover mais lascas da antiga obra de arte. Vamos rezar com o czar, avisou ele, depois instruiu os agentes. Antes que Cotten pudesse pedir uma explicação, eles estavam correndo para um canto da catedral. Mergulhada em um estranho mundo das sombras produzido pelas minúsculas luzes de emergência, Cotten viu uma construção com cerca de seis metros de altura rodeada por uma grade de metal. A base da estrutura devia medir uns três metros quadrados. Com as flechas da cobertura apontadas para cima, ela lembrava uma catedral em miniatura semelhante a um pagode chinês, a sua superfície branca esculpida com motivos decorativos complicados.

Enquanto corriam na direcção do pagode, o presidente gritou sobre o ombro: a capela de Ivã, o Terrível. Os dois agentes começaram a cobrir o fogo enquanto Cotten e o presidente pulavam a grade. Por aqui, instruiu o presidente, guiando-a através do espaço exíguo por trás do local de orações do czar e a parede. Ali, ele abriu um portão e conduziu-a para dentro de uma catedral em miniatura. Ela viu a cadeira isolada onde o czar se instalava durante a missa. O presidente empurrou a cadeira para o lado, revelando um alçapão no soalho. Um dos agentes que os acompanhavam caiu bruscamente, segurando o queixo enquanto o sangue jorrava entre os seus dentes. Um segundo depois, as balas atingiram o outro agente, arremessando-o contra a grade, a parte de trás da cabeça transformada numa massa de sangue e tecidos. Com um ruído seco, a sua arma caiu sobre o piso ao lado da cadeira de orações.

O presidente escancarou o alçapão. Enquanto o alçapão caía de encontro ao piso de madeira, ele caiu de joelhos, uma bala atingindo-o no braço. Pegue a pistola, ordenou ele para Cotten, a voz entrecortada. Com as balas ricocheteando por todo lado na construção toda ornamentada e a madeira rachando ao seu redor, ela agarrou a arma do agente morto. Quando se voltou, o presidente já estava na abertura. Depressa!, gritou ele. Cotten sentou-se na borda da entrada e sentiu com a sola do pé o primeiro degrau da escada enquanto o ar ao seu redor zumbia por causa das balas e dos detritos arrancados. Encontrou o degrau com o dedão e deixou-se cair. Depois de uma dezena de degraus mais ou menos, ela chegou a uma plataforma. O presidente inclinou-se de encontro à parede. Ele gemeu e disse: encontre o interruptor de luz. Cotten correu a mão ao longo da pedra fria e localizou um pequeno interruptor redondo instalado na parede. Ela o ligou, fazendo uma luz sob a plataforma se acender. Viu então uma escadaria que levava para baixo». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Projecto Hades, 2007, Publicações Europa-América, 2008, ISBN 978-972-105-888-0.

Cortesia de EPEuropa-América/JDACT

Lynn Sholes, Joe Moore, JDACT, Mistério, Conhecimento,