quarta-feira, 8 de junho de 2022

O Projecto Hades. Lynn Sholes e Joe Moore. «Ele elevou um pouco a cabeça. Mantenha sempre a esquerda. Os passos ouviam-se com mais força. Talvez eles não soubessem que ela tinha uma arma, pensou Cotten»

Cortesia de wikipedia e jdact

«A descida ao Hades é a mesma a partir de todos os lugares».In Anaxágoras, filósofo grego, 500-428 a.C»

A Tumba

«(…) O presidente se curvou e estendeu a mão para ela. Apoie nas minhas costas, sugeriu Cotten, enfiando a pistola do agente no cós da saia. Quando sentiu o peso do presidente de encontro ao seu corpo, ela começou a descer com todo o cuidado pela passagem estreita, ajudando-o a se apoiar com os braços em volta do corpo dele. No fim da escada, um túnel estreito levava para um local escuro. Dessa vez, ela apressou-se a encontrar o interruptor mais próximo. O resultado foi uma fileira de luzes correndo ao longo do centro do teto de um túnel. Continue!, ordenou ele. Ela olhou para o presidente, que estava com o braço do casaco vermelho escuro empapado de sangue. Ele contorcia o rosto de dor, os olhos semicerrados. Balas, disparadas do alçapão, chocaram-se contra a plataforma a meio caminho da escada, fazendo chover lascas de madeira.

Cotten conduziu o presidente através do túnel até este finalmente se dividir em duas passagens. Qual o caminho? Ela se encolheu enquanto as balas se chocavam contra a parede ao seu lado. As palavras saíam sem força da boca do presidente, enquanto ele praticamente sussurrava: Mantenha a esquerda. Com um salão a mais para atravessar, ela passou o braço dele pelos ombros enquanto o envolvia com o seu pela cintura, e começou a seguir pelo túnel. Passos ecoaram de trás. À frente, o túnel se abria numa série de grandes canos de esgoto e mais passagens. Senhor presidente. Qual devemos tomar? Ele elevou um pouco a cabeça. Mantenha sempre a esquerda. Os passos ouviam-se com mais força. Talvez eles não soubessem que ela tinha uma arma, pensou Cotten. Poderia ganhar alguns segundos, quem sabe um minuto, se fizesse vários disparos. Arrancando a pistola da cintura, olhou-a intensamente, desejando que quando puxasse o gatilho as balas brotassem sem cessar. O agente russo poderia ter esvaziado a arma antes de cair. Faça o que tem de fazer, Cotten, disse para si mesma. Sim, concordou o presidente num suspiro.

Cotten espiou pelo canto. Como seres de outro planeta, personagens em roupa de combate preta avançavam em fila pelo túnel estreito. Eles usavam capacete, uma armadura grossa sobre o corpo, e cada rosto estava coberto por um aparelho estranho, instrumentos de visão nocturna, presumiu ela. Apontando a pistola para o líder rebelde, puxou o gatilho. O som foi ensurdecedor entre as paredes de rocha nua do túnel. O recuo fez a arma dar um solavanco na mão dela. Imediatamente se preparou para atirar de novo. Dessa vez, manteve a arma apontada com as duas mãos e preparada para o golpe do recuo. Uma vez após outra ela disparou. O primeiro rebelde caiu, se o tivesse matado ou não, ela não sabia, mas conseguira atingi-lo. O segundo e depois o terceiro rebelde também caíram. O disparo de mais armas de fogo um pouco mais atrás espalhou fragmentos de rocha e farpas de madeira pelo ar. O senhor consegue continuar? O presidente concordou com um movimento de cabeça. Os assassinos continuariam avançando, ela sabia, mas talvez não tão depressa. Se não soubessem quando ela pararia e atirassem de novo contra eles dentro dos limites da passagem estreita, eles seriam obrigados a ter mais cuidado, e isso lhe daria uma ligeira vantagem.

Quando ela e o presidente russo dobraram uma esquina, um conjunto de degraus de pedra fez ângulo com a parede. Suba, suba!, sussurrou ele. Com muita dificuldade, Cotten empurrou-o pelas costas enquanto eles subiam para uma plataforma de pedra. Diante deles apareceu uma porta grande, preta e velha. Estendendo o braço, o presidente a empurrou, mas a porta não cedeu. Vamos juntos, sugeriu ela. Vou contar até três. Ele piscou e concordou com um movimento de cabeça. Um, dois, três! Cotten forçou o ombro contra a porta. Com um gemido metálico, ela se abriu». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Projecto Hades, 2007, Publicações Europa-América, 2008, ISBN 978-972-105-888-0.

Cortesia de EPEAmérica/JDACT

Lynn Sholes,Joe Moore, JDACT, Mistério, Conhecimento,