quarta-feira, 22 de junho de 2022

Por Amor a uma Mulher. Domingos Amaral. «Diz-me, Ordonho de Compostela, vou mesmo ser mordomo dela? O outro gargalhou-se, com ar de quem o estava a enganar: Cala-te, ó reles pigmeu, nem sequer mandarás no que é teu!»

jdact

NOTA: Afonso Henriques, nascido em 1109, filho do conde Henrique e de dona Teresa, neto de Afonso VI de Leão e primo direito de Afonso VII. Tem uma relação amorosa com Elvira Gualter, da qual nasceram duas filhas, Urraca e Teresa Gualter; e outra com Chamoa Gomes, de quem tem dois filhos, Fernando e Pedro Afonso. Será reconhecido com rei de Portugal, em 1143, em Zamora.

Viseu. Sábado de Aleluia. Abril de 1126

«(… ) Afonso Henriques, depois de se ter ausentado para falar com sua mãe, reapareceu junto de nós bem-disposto e decidiu seguir a minha sugestão de que fôssemos cear à festa dos populares, que decorria fora das muralhas do castelo. E o Braganção?, perguntou Gonçalo. Alguém garantiu que andava de roda de Sancha Henriques, e partimos mais uma vez sem ele, enrolados nos nossos mantos, para tentarmos passar despercebidos entre o povo, que comia, bebia, cantava e dançava à volta das fogueiras. Lavradores e almocreves, jograis e trovadores, soldadeiras e prostitutas, cavaleiros-vilões e peões, escudeiros e criadas do castelo, padeiras e talhantes, todos aproveitavam aquela noite para se alegrarem, enquanto os muitos mendigos de rua pousavam como moscas nos restos de comida da festarola.

A dado momento, cruzámo-nos com o homem que, no dia antes, interpretara Jesus durante a missa, e Gonçalo comentou: Lá vai o Cristo, ressuscitou um dia mais cedo, à conta da pinga! O indivíduo cambaleava e rasou um grupo de mal-encarados, sentados no chão sem beber ou dançar, um dos quais tinha a cara deformada, avermelhada e inchada, mal se vendo o olho esquerdo. Afonso Henriques murmurou: São os homens do Gondomar, vão para Soure amanhã. Gonçalo fez uma careta arrepiada e disse: E queriam que eu fosse com eles! Morria de susto, com aquele camafeu a meu lado todas as noites!

Talvez fosse aquela horripilante enfermidade que distinguia o grupo e o afastava da festa geral. Conversavam de cabeça baixa, como se suspeitassem de alguém ou estivessem fugidos à justiça régia. Deixámo-los para trás e dirigimo-nos a uma pequena tenda dentro da qual se servia o vinho, onde demos com a rapariga normanda, perante quem Afonso Henriques decidiu ridicularizar Gonçalo. O Sousinha diz que passou a noite de ontem convosco. Elvira parou de servir o vinho, irritada. Era mesmo alta e o seu cabelo estava agarrado com um carrapito, mas o brilho nos seus olhos, que crepitara ao ver o príncipe, extinguiu-se num ápice. Não falais verdade, não sois de confiança, disse a Gonçalo. Este, habituado mais a escarnecer do que a ser escarnecido, murmurou que estava bêbado, mas Elvira manteve o ar zangado. Pois ficai sabendo que nem em sonhos me daria a vós. Ofendida na sua reputação, virou-nos as costas e saiu da tenda, abandonando o serviço, apesar dos protestos de quem esperava por vinho. Afonso Henriques ergueu as sobrancelhas e murmurou: É no que dão as vossas trapaças...

Gonçalo encolheu os ombros e logo sugeriu que nos acercássemos das fogueiras, onde havia risada geral, originada por dois rapazes gémeos. Eram roliços bobos da Galiza, pagos pelo Trava para soltarem larachas e divertirem a populaça, chamando-se um Fruela e o outro Ordonho, como os antigos reis godos das Astúrias. O seu evidente talento enchera um círculo de gozo à sua volta, obrigando-nos a espreitar por cima das cabeças. De rabo para a plateia, Fruela perguntava: Ó Fernão Peres, é disto que queres? Depois da gargalhada geral, logo o irmão Ordonho, empertigando-se em imitação de um homem alto e forte, lhe retorquiu: Prepara-te bem, minha campeã, vais fazer tenda toda a manhã!

A malícia atingia Dona Teresa e o seu amante, embora de forma enviesada, glorificando o Trava como macho viril, o que não era de estranhar, pois era ele quem pagava aos bobos. Porém, depressa estes desviaram o alvo e apontaram a Paio Soares. O gorducho Fruela virou-se para o redondo Ordonho e perguntou, de mão na anca: Diz-me, Ordonho de Compostela, vou mesmo ser mordomo dela? O outro gargalhou-se, com ar de quem o estava a enganar: Cala-te, ó reles pigmeu, nem sequer mandarás no que é teu! O humor cínico dos galegos reduzia Paio Soares a uma frágil marioneta nas mãos do Trava. Afagando o baixo-ventre, como se estivesse com desejo de fornicar, Fruela questionou o irmão: Arranjam-me uma bela noiva para casar, onde minha velha piça possa enfiar? A multidão soltou uma risada e Ordonho piscou o olho ao mano. Já amanhã voltarás a filhar, minha bela sobrinha irás montar!» In Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Por Amor a uma Mulher, Casa das Letras, LeYa, 2015, ISBN 978-989-741-262-2.

Cortesia de CdasLetras/LeYa/JDACT

JDACT, Domingos Amaral, A Arte, Literatura,