quarta-feira, 31 de agosto de 2022

No 31. A Ponte dos Suspiros. Fernando Campos. «Conhecíeis-lhe outras marcas? Conheço-lhe o corpo como ao meu próprio. Se alguém alguma vez o viu nu, fui eu e o seu camareiro Lopo Soares, que a mais ninguém o consentia»

jdact

A Ponte dos Suspiros

«(…) Frei Estêvão Sampaio. ... Frei Estêvão! Não me faça chorar. Meu infeliz rei! É verdade, Sebastião Neto, é verdade. Infeliz..., clique clique clique as tesouras do mestre a aparar-me a barba. Mas eu, para o não chorar, ando antes à procura daqueles que de mais perto com ele viveram... Por mor de quê, frei Estêvão? Digamos que por mor de recolher os particulares sinais de seu corpo, de modo a poder reconstituir-lhe o verdadeiro vulto, como se eu fosse pintor e o quisesse debuxar na tela da minha alma. E veio Vossa Reverência bater à minha porta. Meu bom Sebastião Neto, quem melhor do que um oficial como vós para me dar a conhecer minúcias de que mais ninguém suspeita? Como o ministro de Deus conhece as intimidades da alma, o barbeiro, tal como o físico, conhece-lhe os mais íntimos sinais do corpo... E vós, padre, divulgais segredos de confissão? E quem vos pede que vos confesseis? Mas... Ora, Sebastião Neto. Quereis contar? Em que confusão me colocais! Conheceis sinais particulares do corpo de el-rei? Hesitava o homem. Por fim disse. Nem todos, nem todos, meu padre, cliqueava a tesoura elogiada. Nem todos, mas... Vejo que vos acodem à memória, atiçava eu as brasas. Verdade, frei Estêvão. Lembro-me de que..., ora deixai ver..., aí um ano ou dois antes que el-rei partisse para África..., mandou-me chamar. Andava de um lado para o outro, agarrado aos queixos, cheio de dores, que os reis também têm dores, sabeis? Arreiguei-lhe um dente da queixada de baixo, do lado direito... Os palavrões que me atirou! Quereis que vos diga? Dizei. Olhai que só comigo rebentava assim como um pelouro, ali sozinhos os dois no seu guarda-roupa, que de resto Sua Alteza..., uma contenção, uma cortesia!... Mas ali, que demasia e despejo! Ah! Fi de pu…! Porra, cabr… ladravaz, que te mando enforcar! E eu a rir, a empunhar o alicate, a filar-lhe o molar, a torcê-lo, a puxá-lo: Já vai passar, Alteza. Tende calma!... Depois mostrava-lhe a tachola na ponta da pinça: Fi de put… e ladravaz, Alteza, era este. Mandai-o enforcar a ele e dava-lhe a gargarejar um copo de água ardente para lhe adormentar a dor... Que sofrido era! Levantava-se, tentando sorrir: Desculpai, mestre. Mas crede que não devem doer tanto cutiladas de mouros... E o vão do dente lá lhe ficou na boca... Claro. Aquele não nasce mais.

Conhecíeis-lhe outras marcas? Conheço-lhe o corpo como ao meu próprio. Se alguém alguma vez o viu nu, fui eu e o seu camareiro Lopo Soares, que a mais ninguém o consentia. A mim, à puridade, pedia-me que lhe desse massagens quando lhe vinham as cólicas... Estou com curiosidade. Era um homem de muitas forças. Desde pequeno, no exercício das armas, da cavalaria, da montaria, desenvolvera de forma invulgar todo o lado direito do corpo, a mão direita mais possante e esse braço mais comprido... Quem vos poderá falar das medidas é o seu alfaiate... E onde...? Mora aqui perto. Se quiserdes, levo-vos lá. Quero, sim. Mas primeiro acabai». In Fernando Campos, A Ponte dos suspiros, 1999, Difel SA, 2000, ISBN 978-972-290-806-1.

Cortesia de Difel/JDACT

JDACT, Fernando Campos, História, Literatura,