quarta-feira, 26 de junho de 2024

Dr. José Maria Rodrigues. Camões. A Infanta D. Maria (1521-1577). «Não me negueis, se andais para negar-me, porque, se contra mi 'stais levantados, eu vos ajudarei mesmo a matar-me»

Cortesia de Publicações Foriente

Com a devida vénia ao Dr. José Maria Rodrigues (3.1761-06184643-2), Coimbra, 1910

Volta de Ceuta

«(…)

Amor, com a esperança já perdida,

teu soberano templo visitei;

por sinal do naufrágio que passei,

em lugar dos vestidos, pus a vida.

 

Que mais queres de mi, pois destruida

me tens a gloria toda que alcancei?

Não cuides de render-me, que não sei

tornar a entrar-me onde não ha saída.

 

Vês aqui a vida e a alma e a esperança,

doces despojos de meu bem passado,

em quanto o quis aquella que eu adoro.

 

Nelles podes tomar de mi vingança;

e, se te queres inda mais vingado,

contenta-te co as lagrimas que choro.

(Soneto 50).

 

Pensamentos, que agora novamente

cuidados vãos em mim resuscitais,

dizei-me: e ainda vos não contentais

de ter, a quem vos tem, tão descontente?

 

Que phantasia é esta, que presente

cada hora ante os olhos me mostrais?

Com uns sonhos tão vãos inda tentais

quem, nem por sonhos, póde ser contente?


Vejo-vos, pensamentos, alterados

e não quereis, de esquivos, declarar-me

que é isto, que vos traz tão enleados?


Não me negueis, se andais para negar-me,

porque, se contra mi 'stais levantados,

eu vos ajudarei mesmo a matar-me.

(Soneto 93).

Pois se nem mesmo em versos que se occupam ex professo da menina dos olhos verdes, Camões deixa de se referir aos seus passados amores!»

In Dr José Maria Rodrigues, Camões e a Infanta D. Maria, Separata do Instituto, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1910, há memória do Mal-Aventurado Príncipe Real Luís Philippe (3 1761 06184643.2), PQ 9214 R64 1910 C1 Robarts/.

Cortesia do AHistórico/UCoimbra/JDACT

Camões, Didácticas, Infanta D. Maria, JDACT, Dr José Maria Rodrigues, Universidade de Coimbra, 500 Anos  de Camões,