terça-feira, 24 de outubro de 2023

Em Busca da Arca da Aliança. Graham Hancock. «Ouvi dizer que, segundo uma tradição etíope, a Arca da Aliança está aqui guardada... nesta capela. Também ouvi dizer que o senhor é o seu guardião»

jdact

Etiópia. 1983. Lenda

Inicio: 1983

«Começava a escurecer e a arrefecer nas montanhas da Etiópia quando o monge apareceu. Curvado sobre o seu bordão de orante, saiu pela porta da capela do santuário, arrastando-se na minha direcção, e escutou atentamente as apresentações. Falando em tigrina, a língua local, procurou esclarecimentos acerca da minha pessoa e dos meus motivos junto do meu intérprete, de que país eu vinha. de que me ocupava,  se era cristão, o que queria dele?

Eu respondi pormenorizadamente a estas perguntas, procurando vislumbrar os detalhes do rosto do meu inquisidor, ao mesmo tempo que falava. Os seus olhos cavados estavam velados por cataratas leitosas c a sua pele negra sulcada de linhas profundas. Tinha barba e. provavelmente. era desdentado, já que a sua voz, apesar de ser clara, sibilava de urna forma estranha. No entanto, eu podia estar certo de algumas coisas, ele era um ancião, talvez tão velho como o século, mas lúcido. e cujo interesse por mim não constituía mera curiosidade. Só condescendeu em apertar-me a mão quando satisfez completamente a sua necessidade de informação a meu respeito. A sua pele era seca e delicada como papiro e do seu manto grosso, desprendia-se, ténue mas distinto. o odor sagrado do incenso.

Depois de cumpridas todas as formalidades, fui direito ao assunto. Apontando na dirccção do edifício que se distinguia no horizonte enevoado por trás de nós. eu disse: Ouvi dizer que, segundo uma tradição etíope, a Arca da Aliança está aqui guardada... nesta capela.  Também ouvi dizer que o senhor é o seu guardião. É verdade? É verdade. Mas. no estrangeiro, ninguém acredita nisso. Aliás, são poucos os que conhecem as vossas tradições. Mas, aqueles que as conhecem. Dizem que não é verdade.

As pessoas podem acreditar naquilo que quiserem. Podem dizer o que quiserem. Mas, a verdade é que nós possuímos a Tabot sagrada, quer dizer, a Arca da Aliança, e que eu sou o seu guardião... Deixe-me ver se percebo bem, disse eu. O senhor está a referir-se à Arca da Aliança original, à arca de madeira e ouro na qual Moisés depositou os Dez Mandamentos?

Sim. Foi o próprio Deus que escreveu as dez palavras da lei em duas tábuas de pedra. Depois, Moisés colocou essas tábuas na Arca da Aliança que acompanhou os israelitas ao longo da travessia do deserto e durante a conquista da Terra Prometida. Ela deu-lhes sempre a vitória e fez deles um grande povo. Por fim, depois de ter acabado a sua obra, o rei Salomão depositou-a no Santo dos Santos do Templo que tinha construído em Jerusalém. E foi daí que, pouco depois, ela foi removida e trazida para a Etiópia. ..» In Graham Hancock, Em Busca da Arca da Aliança, 1992, Editorial Presença, 1998, ISBN 972-232-364-4.

Cortesia de EPresença/JDACT

JDACT, Literatura, Judeus, Etiópia, Graham Hancock,