sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mário Dionísio: Desde muito novo se aproximou da pintura. Pelo lado de dentro, usando-a como expressão artística e sabedoria contínua. Pelo lado de fora, como ensaísta e crítico, historiando-a numa preocupação de pedagogo

(1916-1993)
Lisboa
Cortesia de dglb
Mário Dionísio foi um escritor e pintor português do século XX. Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor do ensino liceal/secundário e, depois da Revolução dos Cravos, da Faculdade de Letras. Interveio em diversas conferências, debates, além de ter colaborado em publicações periódicas como a Seara Nova, Vértice ou Diário de Lisboa.

Prefaciou diversos autores como Manuel da Fonseca, Carlos de Oliveira e José Cardoso Pires e Alves Redol. Sensibilizado pela pintura, não só pintou como lhe dedicou alguns livros, como por exemplo A Paleta e o Mundo. Enquanto pintor, usou os pseudónimos de Leandro Gil e José Alfredo Chaves. Participou em diversas exposições colectivas, tendo em 1989 realizado a sua primeira exposição dedicada em exclusivo à sua pintura.

Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


A Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, fundada em Lisboa em Setembro de 2008, por mais de meia centena de familiares, amigos, ex-alunos, ex-assistentes, conhecedores e estudiosos da sua obra, foi aberta ao público em Setembro de 2009. Partindo do espólio, interesses e obra de Mário Dionísio, pretende ser um pólo cultural de Lisboa, cidade em que o escritor, pintor e professor nasceu, viveu e morreu.

O Centro Mário Dionísio nasceu da vontade de tornar público o espólio literário e artístico de Mário Dionísio e o arquivo pessoal de Mário Dionísio e de Maria Letícia Clemente da Silva, professora, que com ele casou em 1940. A dimensão e riqueza dos materiais e a sua diversidade levaram os familiares de Mário Dionísio a adquirir um imóvel em Lisboa, a que foi dado o nome de Casa da Achada. O Centro Mário Dionísio é  um arquivo vivo e motor de actividades que divulgam a sua obra e promove outras iniciativas relacionadas com as questões de ontem como de hoje, nas áreas da literatura, da arte, do ensino, da história, da sociedade e da política, que eram do agrado de Mário Dionísio.
Mural, Casa da Achada
Cortesia de centromariodionisio
Cortesia da Casa da Achada/JDACT