quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Monte Ararat: A superfície das neves eternas passou de 8 km² em 1976 para 5,5 km² em 2008, o que significa uma redução de aproximadamente sete hectares por ano. A temperatura aumentou 0,03 ºC por ano na área estudada

Monte Ararat, visto de Khor Virap, Arménia
Cortesia de wikipédia

O Monte Ararat é a mais alta montanha da Turquia. Tem dois picos:
  • O Grande Ararat (o pico mais alto da Turquia e de todo o planalto arménio com uma altitude de 5.137 metros);
  • O Baixo Ararat (com uma altitude de 3.896 metros).

Segundo a Agência AFP, as neves eternas do monte Ararat encontram-se ameaçadas pelo aquecimento global.  As neves eternas do lendário monte Ararat, no leste da Turquia, perderam 30% da sua superfície em três décadas, declarou  o geólogo Mehmet Akif Sarikayaun.

Cortesia da NASA
«Utilizamos imagens de satélites para analisar a resposta do gelo no topo do monte Ararat ao aquecimento global. Descobrimos que havia perdido 30% de sua superfície entre 1976 e 2008», indicou o cientista, cujo estudo ainda não foi publicado.

«A superfície das neves eternas passou de 8 km² em 1976 para 5,5 km² em 2008, o que significa uma redução de aproximadamente sete hectares por ano», explicou Mehmet Akif Sarikayaun, professor da Universidade Fatih de Istambul e pesquisador da Universidade de Omaha.

Cortesia da NASA
De acordo com o geólogo, as mudanças climáticas são a causa mais provável do degelo, e pode ameaçar a existência das neves eternas do monte a longo prazo. Sarikayaun mais indicou, que a «temperatura aumentou 0,03 graus por ano» na área durante o período estudado. Entretanto, não descartou que outros factores tenham influenciado no degelo. O investigador reconheceu que não tem elementos para determinar se as causas do aumento da temperatura estão ligadas ou não ao fenómeno do aquecimento global.

Religiões como o judaísmo e o cristianismo acreditam que o monte Ararat (5.137 m) é o local onde a arca de Noé parou depois do dilúvio universal narrado no Antigo Testamento.

Cortesia de AFP, 2010
JDACT