quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fascínios da Matemática: Topo - Um Jogo Matemático

Cortesia de novoperiscopio

Com a devida vénia a Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, editora Replicação, Lda, 1ª edição, Junho de 1998, ISBN 972-570-204-2.

Topo - Um Jogo Matemático
Topo é um jogo de múltiplas estratégias, podendo ser jogado por um número qualquer de jogadores; no entanto, quando se está a aprender, é conveniente jogá-lo apenas com dois. O jogo divide-se em três partes:
  • I Construção das regiões do jogo;
  • II Atribuição de valores a algumas ou a todas as regiões;
  • III Captura de regiões.

I. Cada jogador desenha uma região que seja de algum modo adjacente a uma região previamente desenhada. Cada jogador deverá desenhar dez regiões, como mostra a Fig. A;

Figura A

II. Cada jogador escolhe um lápis de uma determinada cor. Revezando-se, os jogadores deverão atribuir um valor numérico a uma região, até que os valores atribuídos às regiões com a sua cor totalizem 100. Se um jogador quiser atribuir o número 100 a uma região, então esse jogador só pode ficar com essa região.


III. Objectivo do jogo: o jogador que termine com o maior número de regiões é o vencedor.

Nota: O valor numérico de cada região é irrelevante.

Regras: Uma região é capturada quando uma ou mais regiões adjacentes pertencentes ao outro jogador totalizarem um valor numérico superior ao dessa região.
Uma vez capturada, essa região fica fora de jogo e deverá ser marcada a favor do jogador que a capturou.

O jogo termina quando não houver possibilidade de capturar mais regiões.

O jogo Topo admite algumas variantes curiosas. Quanto mais se joga, maior é o número de estratégias descobertas para desenhar regiões, atribuir-lhes valores numéricos e capturar as regiões do adversário.

Cortesia deTheoni Pappas/JDACT