sábado, 25 de setembro de 2010

Os selos 2008 dos CTT: Pequim. Jogos Olímpicos 2008. O palco da cerimónia de abertura e de encerramento foi no Estádio Olímpico de Pequim, também conhecido por «Ninho de Pássaro»

 Cortesia dos CTT

Jogos Olímpicos 2008 - Pequim 
No dia 8 de Agosto de 2008 teve lugar a abertura oficial da 29ª Edição dos Jogos Olímpicos 2008, em Pequim, na República Popular da China.
Pequim ou Beijing, que também foi capital de cinco dinastias chinesas, conta com cerca de 14 milhões de habitantes, e tem, no seu eixo central, o maior palácio imperial do mundo, A Cidade Proibida.

Cortesia dos CTT
Eleita em 2001 para acolher a edição desse ano, a cidade desenvolveu, desde então, intensa actividade na sua preparação. O palco da cerimónia de abertura e de encerramento foi no Estádio Olímpico de Pequim, também conhecido por Ninho de Pássaro, devido às suas estruturas expostas de ferro e aço, que se cruzam e entrelaçam, formando uma espécie de ninho, e que tem capacidade para 91.000 espectadores. Outras instalações foram construídas para este evento, como o Cubo Aquático, que está envolto numa membrana opaca com mais de três mil bolsas de ar feitas de plástico reciclado, que copiam a estrutura das células orgânicas dos seres vivos.

Cortesia dos CTT
O emblema escolhido para esta edição, que contou 302 competições de 28 modalidades, e cerca de 10.500 desportistas, mostra uma figura humana a dançar, de braços abertos, sobre fundo vermelho, numa alusão ao espírito de alegria e de abertura com que a cidade acolheu esses jogos que reuniram atletas dos cinco continentes.

Cortesia dos CTT
Portugal concorreu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912, fazendo desfilar, na cerimónia de abertura, a recém-oficializada bandeira vermelha e verde. Os quatro atletas portugueses participantes concorreram nas provas de maratona, atletismo, luta e esgrima.

Cortesia dos CTT
No ano de 2008 a comitiva portuguesa contou com cerca de 46 atletas a concorrer nas modalidades de Atletismo, Ciclismo, Judo, Natação, Taekwondo, Tiro, Trampolins e Vela.

Com a amizade de RR.
Cortesia dos CTT/JDACT