quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Risco de Desastres Naturais: Fenómenos meteorológicos e climáticos extremos que se produzem por causas naturais em qualquer lugar do mundo, ainda que haja regiões mais vulneráveis que outras. Constituem desastres naturais quando ocasionam a destruição de vidas e de meios de subsistência entre a população.

Cortesia da OMM

O Risco de Desastres Naturais.
O Risco de Desastres Naturais são fenómenos meteorológicos e climáticos extremos que se produzem por causas naturais em qualquer lugar do mundo, ainda que haja regiões mais vulneráveis que outras. Estes fenómenos constituem desastres naturais quando ocasionam a destruição de vidas e de meios de subsistência entre a população. As perdas humanas e materiaies causadas pelos desastres naturais são um grande obstáculo al devenvolvimento sustentável.

Cortesia de kmstressnet
A emissão de previsões e avisos meteorológicos exactos em termos compreensíveis e as instruções para a população em geral para se preparar face a esses fenómenos adversos antes que cheguem a converterem-se em desastres ajudan a proteger as vidas humanas e os bens materiais. As actividades da OMM estão integradas e coordenadas com outras organizacões internacionais, regionais e nacionais. A OMM coordena os esforços dos SMHN para minorar as perdas de vidas e de bens mediante a melhoria dos serviços de previsão e alerta atempada, e mediante evaluções de riscos e campanhas de sensibilização junto do público.
O que importa é reduzir os riscos de desastre. Um euro investido em preparativos pode evitar perdas económicas cifradas em sete euros: um investimento claramente vantajoso. O objectivo da OMM é reduzir em 50%, até 2019, o número médio de vítimas ocorrido durante o período entre os anos de 1994-2003 como consequência de desastres naturais de ordem meteorológica, climática ou hidrológica.

Cortesia de docentesesaipcb
Os perigos naturais acontecem em escalas temporais e geográficas diferentes, e cada um deles é, à sua maneira, único. Os tornados e as enchentes repentinas são fenómenos violentos, de curta duração, que afectam extensões relativamente pequenas. Outros, como as secas, evolucionam lentamente, ainda que possam afectar uma boa parte de um Continente e populações inteiras durante meses ou anos. Um fenómeno meteorológico extremo pode entranhar múltiplas fontes de risco, em simultâneo ou em rápida sucessão. Álem de fortes ventos e chuvas, uma tempestade tropical pode ocasionar enchentes e deslizamentos de terras. Nas latitudes tempradas, os estados do tempo estivais de efeitos muito adversos (trovoadas com ou sem descargas eléctricas, tornados) podem ser acompanhados de granizo intenso ou de cheias repentinas. As tempestades de Inverno, com  fortes ventos e neves ou chuvas persistentes, podem contribuir também para o surgimento de avalanches em certas encostas da montanha e a fortes escoamentos ou enchentes durante a temporada do degelo.
Cortesia de cienciahoje
Alguns Institutos Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais e centros especializados ocupam-se em investigar fenómenos geofísicos perigosos, como explosões vulcânicas (cinzas transportadas pelo ar) os maremotos (tsunamis), substâncias perigosas em suspensão (substâncias biológicas ou químicas), ou episódios de contaminação urbana aguda.

Cortesia de cienciapt
SecasA causa principal das secas é a falta de chuva. A seca é um fenómeno diferente dos demais, já que se desenrola lentamente, às vezes durante anos, e a sua aparição pode estar mascarada por vários factores. As  secas podem ser devastadoras. Os reservatórios de água esgotam-se, os cultivos não se desenvolvem, os animais morrem, e a má nutrição e a saúde débil extendem-se por todo o lado. O caos.

Cortesia de natancabral
Contaminação do ar
Os contaminantes consistem geralmente em partículas e gases nocivos procedentes da indústria, dos automóveis e das actividades humanas. Fumos e nuvens de poeira são uma das consequências dos incêndios de florestas ou de vegetação, da limpeza e queima de bosques, do corte de árvores para o cultivo, ou de explosões vulcânicas em condições atmosféricas estáveis. O fumo, as nuvens de poeira e a contaminação têm implicações graves para a saúde humana e, de facto, a população local pode ser obrigada a usar máscaras. Reduzem a visibilidadepodem perturbar o tráfego aéreo e rodoviário. O nevoeiro, a chuva ácida, o buraco de ozono e um aumento adverso das características de Inverno podem ocasionar a contaminação do ar. As condições atmosféricas estáveis fomentam frequentemente a concentração dos contaminantes. O Programa de Investigação da Atmosfera e o Meio Ambiente da OMM administra o programa de Vigilância da Atmosfera Global, que recolhe observacões sobre os contaminantes atmosféricos.

Cortesia de iplay
Os gafanhotos do deserto
Os gafanhotos do desero originam danos em terras de África, Médio-Oriente, Ásia e no sul da Europa. Quando as condições meteorológicas e ecológicas favorecem o acasalamento, os insectos vêm-se constrangidos a ocupar um espaço muito pequeno. Nesse momento deixam de actuar como um só e começam a comportar-se como um grupo. Em poucos meses formam enxames enormes que voam a favor do vento em busca de alimento. Os enxames pod que 10 elefantes, 25 camelos ou 2500 pessoas. Os gafanhotos põem em perigo a vida de milhares de agricultores. As pragas de gafanhotos que sobrevivem durante o período de seca ou no seu final podem causar desastres ecológicos ainda maiores, como sucedeu em 2005 em vários países do Saará. O Serviço Mundial de Informação Agrometeorológica (WAMIS), patrocinado pela OMM, informa sobre o estado do tempo e as pragas de gafanhotos, com informação meteorológica de utilidade para a vigilância e o controlo dos gafanhotos do deserto.

Cortesia de prociv
Cheias e enchentes repentinas
As cheias podem acontecer num qualquer local após uma quantidade de precipitação intensa. Todas as planícies inundáveis são vulneráveis, e as tempestades intensas podem originar inundações repentinas em qualquer parte do mundo. Podem surgir cheias repentinas após um período de seca, quando chuvas intensas inundam terrenos muito secos e endurecidos que a água não pode infiltrar-se. As inundações adoptam múltiplas variantes, desde as pequenas cheias repentinas até às inundações que cobrem extensas áreas de terra. Podem ter a sua origem em trovoadas muito fortes e violentas, tornados, ciclones tropicais ou extratropicais, monções, obstruções de gelo ou neve fundida. Nas áreas costeiras, as marés de tempestade causadas por ciclones tropicales, tsunamis ou ríos inundados por efeito de marés excepcionalmente altas podem também causar inundações. Os diques podem romper-se. A ruptura de barragens ou as operações bruscas de regulação do fluxo também podem causar cheias catastróficas.  Estes acontecimentos põem em perigo a vida humana e os bens em toda a parte do mundo. No último decénio do século XX foram afectados por cheias e inundações cerca de 1500 milhões de pessoas.
Cortesia de ecodebate
Outros perigos naturais:
  • Ciclones tropicais;
  • Deslizamentos de terra ou de lama;
  • Avalanches;
  • Tempestades de areia;
  • Temperaturas extremas;
  • Trovoadas;
  • Descargas eléctricas;
  • Tornados;
  • Tempestades de granizo;
  • Incêndios florestais;
  • Chuva ou neve intensas;
  • Ventos fortes;
  • Ondas de calor.

Cortesia do IM, IP

Comemoração do 64º Aniversário do Serviço Meteorológico Nacional, dia 6 de Outubro de 2010, às 14h 30min, no Auditório do IM, com uma palestra subordinado ao tema «O Risco de Desastres Naturais em Portugal». 

Cortesia da OMM/JDACT