sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Loja, Contra-loja e Armazém. Tribuna Livre. Garcia de Castro. «A História traz proveito à custa de prejuízos. Fica sempre por detrás uma doutrina. Entrecruzam-se sem clara distinção objectiva os conceitos da Cultura com preconceitos, esquecimentos renováveis, habituações colectivas, e do que fica a marcar Civilização produzem-se mentalidades»

jdact

«Com os mesmos argumentos, alegaram em abono da pretensão, além de José Régio, que aqui toma relevância pela figura que já era, o professor adjunto da Direcção Escolar do Distrito e o chefe dos contínuos do Liceu, também ele Carrapiço (faleceu há poucos meses, jdact), o mesmo a que o Régio tinha aludido. Foi o Florindo Madeira, advogado, meu amigo e condiscípulo no liceu que, ao saber deste trabalho, teve a camaradagem de me enviar o processo da senhora Carrapiço. Encontrara-o no espólio do cartório do pai.
Os grandes Grupos, Empresas, as Sociedades, nacionais, transnacionais, Companhias de comércio e de serviços anunciam com felicidade alastrarem-se mais ou menos espectacularmente por tantas lojas assim e assim, mais isto e mais aquilo, propaganda por diversos locais do país. Loja Galp, Loja PT, Loja Postal, Loja Modalfa, Lojas do BPA - potencial de acções, de Bolsas e corretagem. Lojas, até, do Povo, do Cidadão, do condomínio, com gestores profissionais de carreira e acolhimento político, sectários, um luxo verificatório que se levanta a confrontar-se em negócios com o Estado. Por detrás os lobbies.
Foi a História que os criou, quer dizer, o imprevisto dos tempos, à escala da vertente endinheirada que ela sempre trouxe em si, com mais ou com menos arrojo dos homens, ao longo do trabalho e de urdiduras, mas ao longo, também, da invenção, das descobertas da Ciência, das aplicações da Ciência, com vário risco, competição e riqueza. o actual desígnio dito globalização, dentro de cujo ímpeto e aceleração se comprime a geografia dos continentes, se organiza a tolerância das culturas entre si, se aplica a electrónica e o falar da informática, tudo por força económica dos mercados da riqueza e das pobrezas que a segunda Guerra Mundial deixou de engenho e perspicácia aos blocos dela ganhadores e a ‘guerra fria’ temperou, justifica-me o tom irrecuperável da loja que me educou, provinciano. A História traz proveito à custa de prejuízos. Fica sempre por detrás uma doutrina. Entrecruzam-se sem clara distinção objectiva os conceitos da Cultura com preconceitos, esquecimentos renováveis, habituações colectivas, e do que fica a marcar Civilização produzem-se mentalidades. São as condutas da utilidade: dos factos, dos tempos, do movimento. A História as vai tragando, a História as faz e desfaz, não se pode ir contra ela, pelo menos eu não vou. Fui mau aluno de Historia, ainda sou, tenho dela mais sentimento, que é saber do circunscrito, só se vê o que está próximo, do que a verdade distinta, já não digo a do passado, mas da que virá no futuro. A História, por substância, é dinâmica, inovadora, imprevisível, fugar, perturbadora das almas conservadoras.
Quem há que, por exemplo, depois dos ajustes sociais e laborais sob que se expandiu e acabou por se acomodar, possa negar o progresso sucessório da Revolução Industrial? Ou da Renascença. Ou dos Descobrimentos portugueses. O sentido mais concreto da aplicação das ideias vem de Aristóteles, que as concluiu serem activas, operativas e úteis, como útil foi para elas a experiência do real. Quem se lembra do Defoe?, o que escreveu Robinson Crusoe, fantasia para a compleição do retorno. Não me admira que no século XXI proliferem piercings e tatuagens. Isaac Newton, passados que já são três séculos, permitiu-nos termos espaço confiante para os satélites, cosmonaves, telemóveis. Passámos à electrónica com que todos os dias fruímos os aparelhos dela, já se brinca em qualquer lado a emitir mensagens, com telemóveis, um animismo mecânico de excesso infantilizante, supérfluo com rendimento, pelo que são instaladas as lojas TMN. Nem os sábios viram um electrão! Quanto mais nós, gente vulgar incapaz de meditar no mistério da energia, a sublime matéria. De cada vez que os efeitos úteis se desfrutam com rotina, as coisas se desenvolvem e ao mesmo tempo se perdem na indiferença, já não tanto para com elas, muito mais para com a essência que as sustém ou justifica. Será talvez por isso que a Poesia quase não é procurada nas livrarias. Será talvez por isso que há menos padres e há mais seitas e mais astrólogos. Será talvez por isso (vulgaridade?) (habituação ou semântica?) que os supermercados passaram a dizer-se Lojas, alguns chamam-se Foruns». In Garcia de Castro, Loja, Contra-loja e Armazém, Tribuna Livre, Edições Colibri, 2011, ISBN 978-989-689-162-6.

Cortesia de E. Colibri/JDACT