segunda-feira, 14 de novembro de 2011

FCG. Exposição individual de fotografia de Roberto Huarcaya. «As fotografias são “propostas que nos vão dando pistas, informação sobre diversas coordenadas temporais, espaciais e formais, sobre este lentíssimo processo de misturas, desenvolvimento e tensão…”»


Foto de Isabel Guerra
Cortesia de fcg

Subtil Violência
Exposição individual de fotografia de Roberto Huarcaya

«O trabalho do fotógrafo peruano Roberto Huarcaya, vencedor do Prémio Petrobrás Buenos Aires, Photo 2010, vai ser apresentado pela primeira vez em Portugal na exposição” Subtil Violência”, que abre ao público no dia 16 de Novembro, a partir das 19h00, no Palácio Galveias.
Com curadoria de António Pinto Ribeiro, a proposta de Huarcaya resulta de um projecto de investigação em torno das representações visuais alusivas à construção da comunidade histórica peruana, partindo de referências locais, no sentido de expandir a sua leitura e as suas influências ao nível nacional, regional, continental e, finalmente, global.


Cortesia de thomaslockehobbs

As fotografias que agora se apresentam são, nas palavras do próprio artista, “propostas que nos vão dando pistas, informação sobre diversas coordenadas temporais, espaciais e formais, sobre este lentíssimo processo de misturas, desenvolvimento e tensão, de mudanças constantes, que levam o país a transitar, de um modo disperso, para esse propósito de se constituir como nação.”
Roberto Huarcaya nasceu em Lima, em 1959. Estudou Psicologia e Cinema, em Lima, e Fotografia em Madrid. Em 1989, começou a dedicar-se à fotografia.

A exposição “Subtil Violência”, patente até 15 de Janeiro de 2012, é organizada pelo Programa Gulbenkian Próximo Futuro em parceria com o Programa Gulbenkian de Ajuda ao Desenvolvimento, com a colaboração da Casa da América Latina e o apoio da Embaixada do Peru. A entrada é livre». In Fundação Calouste Gulbenkian.

Cortesia da FC Gulbenkian/JDACT