terça-feira, 14 de novembro de 2017

A Verdadeira História. Margaret George. « Adeus, lago Harpa!, cantarolou para si própria. Não havia a angústia da despedida, apenas a expectativa do que viria. Estavam a caminho…»

jdact

A Mulher que Amou Jesus
«(…) Os dois grupos de viajantes encontraram-se na encruzilhada da estrada, acima de Magdala, eram, agora, cerca de vinte e cinco famílias que iriam fazer a viagem. Muitos deles eram parentes, distantes ou não, e, portanto, um grande número de primos, de terceiro, quarto, quinto ou sexto graus, iriam encontrar-se e brincar juntos durante a viagem. A família de Maria viajava apenas junto das famílias que eram muito rigorosas quanto à fé. Quando se preparavam para continuar a procissão, Eli não resistiu em provocar Silvanus. Não entendo por que carga de água estás a fazer esta viagem, disse, uma vez que não concordas com o nosso modo de pensar. Para quê ir a Jerusalém? Em vez de uma resposta ordinária, Silvanus, pensativo, disse: por causa da história, Eli, por causa da história. Adoro cada uma das pedras de Jerusalém, porque elas contam histórias, e fazem-no com mais clareza e objectividade do que as palavras dos pergaminhos. Eli ignorou a seriedade com que o seu irmão respondera. E uma história que nem conhecerias, se não tivesse sido escrita nas próprias escrituras que desprezas! Não são as pedras que falam e nos contam a história, mas sim os escribas que a registam para a posteridade. Lamento que só dês crédito a ti próprio através dos sentimentos mais requintados, disse Silvanus, por fim. E parou, juntando-se a outro grupo; não ficaria próximo do seu irmão o resto da viagem.
Maria não sabia com qual deles ficar, portanto dirigiu-se para onde estavam os pais. Caminhavam de forma resoluta, olhando na direcção de Jerusalém. O Sol estava forte e a claridade fazia com que pestanejassem, protegendo os olhos com a mão. Nuvens de poeira sopravam. O verde surpreendente da Primavera da Galileia começara a desaparecer, dando lugar a um tom pardo e fosco; as coloridas flores silvestres que pontilhavam as ladeiras dos morros tinham murchado e desaparecido. Até à chegada da próxima Primavera, a paisagem iria tornar-se progressivamente mais escura e aquela gloriosa explosão da natureza iria transformar-se em mera recordação. A Galileia era a região mais exuberante do país, parecendo-se a um paradisíaco jardim persa em terra de Israel. Os galhos das árvores de fruto estavam repletos de maçãs e romãs; via-se o verde brilhante dos figos a espreitar por entre as folhas. E as pessoas colhiam-nos; os figos novos nunca permaneciam nas árvores por muito tempo. O grupo, desajeitado, ia subindo com dificuldade até ao topo das colinas que rodeavam o lago, e Maria pôde olhá-lo uma última vez, antes que desaparecesse por completo.
Adeus, lago Harpa!, cantarolou para si própria. Não havia a angústia da despedida, apenas a expectativa do que viria. Estavam a caminho, a estrada chamava-os e, em pouco tempo, as colinas e as montanhas que Maria conhecia desde a mais tenra idade desapareceriam, para dar lugar a coisas que nunca vira. Seria maravilhoso, seria como receber um presente extraordinário, como abrir uma caixa cheia de objectos novos e brilhantes. Pouco depois chegavam à Via Maris, uma estrada mais larga e uma das principais desde os tempos da Antiguidade. E também muito movimentada: cheia de comerciantes judeus; as figuras esguias e de olhos penetrantes dos nabateus, nos seus camelos; negociantes da Babilónia, envoltos por túnicas de seda e exibindo brincos de ouro que, a Maria, lhe pareciam muito pesados. Inúmeros gregos, também, que se misturavam com os peregrinos que se dirigiam para Sul. Mas havia um tipo de viajante que todos os outros evitavam: os romanos. Os soldados eram fáceis de reconhecer, por causa dos uniformes, dos saiotes esquisitos, com tiras de couro a cobrir as pernas peludas; mas o romano comum era mais difícil de identificar. No entanto, os adultos não tinham esse tipo de dificuldade. Um romano!, sussurrou o seu pai, fazendo sinal para que ela se sentasse atrás dele quando se aproximava um homem estranho. Embora a estrada estivesse cheia de gente, Maria notou que ninguém passava próximo dele. Ao passar, ele pareceu virar a cabeça na sua direcção, olhando-a com curiosidade. E ela devolveu-lhe o olhar, com o seu rosto meigo. Como é que o senhor sabia que era um romano?, perguntou, curiosa, ao seu pai. Pelo cabelo, explicou-lhe. E por ter a barba tão bem-feita. De facto, a túnica e as sandálias poderiam pertencer a um grego ou a qualquer outro estrangeiro. E também pelo olhar deles, disse a sua mãe, de repente. É o olhar de alguém que pensa possuir tudo o que vê». In Margaret George, A Paixão de Maria Madalena, 2002, Saída de Emergência, Edições Fio de Navalha, 2005, ISBN 972-883-911-1.

Cortesia de SdeEmergência/JDACT