sábado, 18 de novembro de 2017

Até que o Amor me Mate. Maria Lopo Carvalho. «Ia cansada de subir toda aquela colina, gozando a companhia do meu querido amigo António Ribeiro, a quem todos chamam Chiado e com quem me havia cruzado na rua»

jdact

Violante Andrade. Xabregas, 20 de Janeiro, 1544
«(…) Não esqueço as rimas que me segreda ao ouvido, enquanto os nossos corpos, endoidecidos, dançam perdidos entre vales luminosos e setas incendiárias:

A violeta mais bela que amanhece
no vale, por esmalte da verdura,
com seu pálido lustre e fermosura,
por mais bela, Violante, te obedece.

Diz-me ele que é minha a culpa; que sou eu a violeta mais bela que amanhece e eu a poesia de que ele é poeta. Cuidava eu que aquele fogo era fugaz, impermanente. Iludia-me. Quando se escapuliu do meu leito, os lençóis guardaram a forma do seu corpo, tomados pelo venenoso sabor da eternidade. Soube-o meu para sempre e, ainda que ousasse morrer, teria de o matar de novo para que não persistisse, para que não perdurasse. Até lá tê-lo-ia tão-só por perto, qual capricho ou devaneio, para o saborear a meu bel-prazer. E assim fiz uma e outra vez, correndo sérios perigos. Mas que gozo posso eu tirar de uma vida sem perigo? Comecei depois a exigi-lo só para mim. Doía-me o tempo que dava a Antoninho, amofinavam-me os olhares deleitosos que lhe lançava Joaninha, enlouquecia-me o tempo que não era meu. O tempo é sempre o que mais me foge e mais partidas me prega: alturas há em que o tempo é líquido, longo e sem sobressaltos, outras em que se torna esquivo, imaterial, sem que o consiga prender. Passei a seguir Luís Vaz por toda a parte, a procurá-lo, a impor-lhe a minha presença. Insisto, até para que me ouça a mim mesma: não se trata de amor mas tão-só de desejo; são coisas bem distintas. E o desejo comanda-me. Por isso meço forças comigo: ou eu ou o desejo. Algum dos dois vai ter de morrer. Serei eu. Fui à missa na igreja das Chagas com essa chaga ir morder-me a pele e a alma. Podia perder tudo: a minha honra, a minha fidalguia, as minhas posses, mas nunca perderia de vista o que queria. Que ninguém ousasse desafiar-me, que ninguém se cruzasse comigo na minha demanda, nem mesmo os meus filhos. Decidi morrer para fazer que vivessem, ilesos, os meus sentidos. Terá agora o poeta pela frente uma desvairada luta com o animal indomável que sou: o que junta a paixão ao ódio, a volúpia à raiva, e sensibilidade à cólera. Assim sou, assim Deus e a vida me fizeram.

Catarina Ataíde. Igreja das Chagas, Sexta-feira Santa, 16 de Março, 1544
Não sou de grandes falas, nem de mostrar o que sinto. Mas um desusado enlevo de alma acometeu-me esta Sexta-Feira Santa, aquando da cerimónia da paixão e morte de Cristo, na igreja das Chagas. Ia cansada de subir toda aquela colina, gozando a companhia do meu querido amigo António Ribeiro, a quem todos chamam Chiado e com quem me havia cruzado na rua. Ser-se jocoso e descarado na Quaresma é coisa contrária ao preceito, ao decoro e à devoção, mas tão bem me dispõe o Chiado, sempre amável e lisonjeiro, sempre com uma palavra perfumada para atirar às donzelas, que não houve como esquivar-me: sabeis o que são beijos tristes? Quereis que vos diga? Senhora, sois tão bela, sois pequena de corpo e engraçada por natureza! Aceitai esta jóia. Insistia, entregando-me, por jóia, mais uma das suas rimas. É certo que a minha condição de dama da rainha dona Catarina e a solenidade da Quaresma não me permitiam a réplica, nem eu me dou a esses motes, mas sorri. Sou por natureza reservada e até tímida, e fui ensinada a nunca mostrar qualquer sentimento, mas sorri. Acresce que ao empurrar a porta lateral por onde nós, damas da Corte, usamos entrar, notei que alguém se adiantara e me segurava a porta, permitindo-me a passagem». In Maria João Lopo Carvalho, Oficina do Livro, LeYa, 2016, ISBN 978-989-741-488-6.

Cortesia de OdoLivro/JDACT