domingo, 23 de outubro de 2022

Lynn Sholes e Joe Moore. O Projecto Hades. «.A conspiração ficou conhecida na comunicação social como a conspiração do Graal. Vou ligar para ele assim que encontrar um momento de paz e conseguir raciocinar direito»

Cortesia de wikipedia e jdact

 «A descida ao Hades é a mesma a partir de todos os lugares». In Anaxágoras, filósofo grego, 500-428 a.C»

O Dia Seguinte

«(…) Ted deu uma risada forçada. Depois completou: John ligou. Sei, ele ligou para o meu telemóvel, mas eu estava ao vivo no ar com a BBC. Ela visualizou a imagem de John Tyler: seu sorriso, seus olhos..., os mais azuis que já vira. Provavelmente o único homem que ela amara na vida. Você sempre quer o que jamais poderá ter, Cotten Stone. O cardeal John Tyler era o director dos Venatori, a agência de inteligência ultrassecreta do Vaticano, e a pessoa mais importante na vida dela. Eles haviam se conhecido anos antes, quando ela ainda era uma repórter novata, uma foca, e ele era um padre licenciado das suas obrigações mas não dos seus votos. Juntos, eles descobriram e impediram uma tentativa de clonagem de Cristo. A conspiração ficou conhecida na comunicação social como a conspiração do Graal. Vou ligar para ele assim que encontrar um momento de paz e conseguir raciocinar direito.

Eu garanti para ele que você estava bem, apesar de um pouco machucada. Ele disse que estava acompanhando todas as reportagens. De qualquer maneira, estou certo de que os russos já prestaram todas as informações ao Vaticano. Ele está preocupado com você, Cotten. Eu se, desabafou ela com um suspiro e fechou os olhos. Ted, estou completamente exausta. Vou precisar dormir um pouco antes do meu voo de amanhã. Não se prenda por mim nem mais um minuto, garota. Simplesmente descanse e volte sã e salva. Feito. Ah, a propósito. Antes que eu esqueça, alguém mais ligou procurando você..., quero dizer, além da montanha de solicitações de entrevista na imprensa. Quem? Disse que era uma velha amiga da sua cidade natal. Viu você no noticiário e procurou entrar em contato na hora. Tinha alguma coisa a ver com a filha dela. Você anotou o nome? Cotten ouviu o ruído de papel folheado através do telefone. Aqui está. Jordan, Lindsay Jordan. Eu disse a ela onde você estava hospedada. Espero que não se importe. Pareceu sincera.

Não, tudo bem. Não tenho notícias de Lindsay há uma eternidade. Então é isso aí, garota. Descanse. Não vemos a hora de você estar de volta. Eu digo o mesmo. Obrigada, Ted. Cotten apertou o botão para finalizar a ligação. Iria esperar um pouco para ligar para John quando fosse capaz de pensar com clareza. No momento, tudo o que queria era uma boa noite de descanso. Observou os últimos raios de sol desaparecerem e o manto das luzes da cidade ganhar vida por toda a capital da Rússia. Lindsay Jordan? A sua melhor amiga desde a infância até ao colégio. Porque estaria ligando depois de tantos anos?

Tera

O som dos grilos lembrou a Lindsay Jordan que esquecera a janela aberta. Era descuido. Descuido demais. Ela fechou a janela e verificou a fechadura de latão. Mais cedo, pouco antes do anoitecer, Tera, a sua filha de 8 anos de idade, estivera olhando pela janela. Lindsay a abrira para a menina. Em que você está pensando tanto, Tera? A resposta da filha abalara Lindsay a tal ponto que ela se esquecera da janela aberta até aquele momento. Lindsay verificou o ferrolho da tranca da porta da frente antes de se encaminhar para o quarto. Olhou para o telefone, tentando se decidir se faria ou não a ligação. Como se explicaria sem parecer que estava louca?

Dane-se, murmurou, erguendo uma fotografia do marido da mesinha de canto ao lado do sofá. Depois a embalou junto ao peito. Às vezes não só lamentava a perda dele, mas o culpava indignada por morrer e deixá-la só, com a filha para criar. Lindsay devolveu a fotografia emoldurada à mesinha antes de se dirigir lentamente para o corredor, seguindo o brilho suave da luz nocturna. Em silêncio, abriu a porta do quarto da filha e observou. Tera dormia profundamente, curvada sob a colcha cor-de-rosa com gravuras de bailarinas em poses estudadas. Os cachos do cabelo louro da menina espalhavam-se sobre a fronha cor-de-rosa. Seu bicho de pelúcia favorito descansava em baixo do queixo delicado. Tera é tão querida, pensou Lindsay.

Ficou olhando para a filha única durante vários minutos até que o medo em seu íntimo evoluísse para um pânico incontrolável e ela teve receio de gritar e acordar Tera. Fechou a porta e voltou para a sala. De novo, olhou para o telefone». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Projecto Hades, 2007, Publicações Europa-América, 2008, ISBN 978-972-105-888-0.

Cortesia de EPEAmérica/JDACT

 Lynn Sholes, Joe Moore, JDACT, Mistério, Conhecimento,