sábado, 22 de outubro de 2022

O Projecto Hades. Lynn Sholes e Joe Moore. «Foi tudo muito bem planeado, Ted. Ironicamente, o presidente me contou que nada acontece por acaso numa igreja russa. Rapaz, ele estava certo. Quais foram os danos na catedral?...»

Cortesia de wikipedia e jdact

«A descida ao Hades é a mesma a partir de todos os lugares». In Anaxágoras, filósofo grego, 500-428 a.C»

O Dia Seguinte

«(…) Os russos estão considerando-a como uma heroína nacional, comentou o director de reportagem da SNN, Ted Casselman. Ouvi dizer, replicou Cotten ao telefone móvel. Ela olhava para o rio Moscou do apartamento no décimo andar do Hotel Rossiya, vinte horas depois do ataque dos rebeldes chechenos. Observando um barco de turismo deslizar pelo rio, ela visualizou Ted Casselman, seu chefe, amigo e mentor. O homem negro de 48 anos de idade tinha sido como um pai para ela desde que começara a trabalhar para a Satellite News Network, mais de sete anos antes. Graves problemas de saúde obrigaram Ted a ir mais devagar, mas ele ainda dirigia o departamento de reportagem com a força de um general e o coração de um ursinho de estimação. Ted sempre saíra em seu socorro todas as vezes que sofrera algum revés e a empurrara para posições de maior importância quando ela hesitara. Sem a orientação e o apoio de Ted, a carreira dela como correspondente de notícias nunca teria evoluído.

A sua fotografia ao lado do presidente russo no hospital saiu na primeira página de praticamente todos os jornais do mundo. Cotten observou o barco de turismo desaparecer atrás de uma curva. Estou profundamente chocada com o que aconteceu com a minha equipa, especialmente os que foram mortos. Eu mal tinha acabado de conhecer os rapazes antes da gravação. Mal consigo me lembrar do nome deles. O nosso escritório em Moscovo informou que o cameraman vai sobreviver. Ele ficou gravemente ferido, mas graças a Deus, deve sair dessa. O sonoplasta era de Minsk. Vão trasladar o corpo amanhã de manhã. Estamos cuidando de toda a papelada. Cotten abanou a cabeça. Não consigo esquecer a cena..., os gritos, os corpos caindo ao chão, as balas atingindo as pessoas e ricocheteando nas pedras. Parece que aqueles sons vão continuar ecoando para sempre.

Houve um longo intervalo silencioso. Então Ted disse: Vi todas as reportagens e entrevistas, incluindo as suas. O governo está evitando comentar o assunto. Eles realmente sabem como os rebeldes chegaram até lá? Ouvi dizer que já prenderam seis oficiais superiores das forças armadas russas..., simpatizantes que ajudaram os assassinos a conseguir identidades falsas, e todo o resto. É uma bagunça. Todos no Kremlin está com o pé atrás. Se isso tivesse acontecido nos velhos tempos, esses traidores teriam sido arrastados para a rua e eliminados. Essa ainda é uma boa possibilidade. Os rebeldes escolheram um momento perfeito para uma tentativa de assassinato, comentou Ted. A situação ideal..., um grupo pequeno, pouca segurança, uma igreja vazia.

Foi tudo muito bem planeado, Ted. Ironicamente, o presidente me contou que nada acontece por acaso numa igreja russa. Rapaz, ele estava certo. Quais foram os danos na catedral?, quis saber Ted. Um desastre. O curador calcula que vai levar alguns anos antes que a igreja possa voltar a ser aberta ao público. No entanto, mesmo que possam reabrir, nada na catedral é substituível. Os tesouros guardados ao longo de séculos estão destruídos. E quanto aos seus ferimentos? Cotten correu o olhar pelos curativos nas pernas e no braço. O que consta como compensação por ferimentos em combate no meu contrato? Você não tem um contrato. Então acho que vou sobreviver. Os conspiradores não devem estar muito felizes a seu respeito. Você acha que está segura? O governo esvaziou este andar do hotel e colocou dois russos do tamanho de um armário cada um de um lado da minha porta. Estou impressionado. Ei, quando salvou a vida do presidente, você precisou sair por aí acompanhado de guardas portando metralhadoras». In Lynn Sholes e Joe Moore, O Projecto Hades, 2007, Publicações Europa-América, 2008, ISBN 978-972-105-888-0.

Cortesia de EPEAmérica/JDACT

Lynn Sholes, Joe Moore, JDACT, Mistério, Conhecimento,