sábado, 11 de fevereiro de 2023

Dan Brown. O Símbolo Perdido. «Eu não sabia que os modelos de metas-sistemas tinham avançado tanto. Pode crer que sim, conseguiu responder Trish, fascinada por estar falando com Katherine. Os modelos de dados são uma tecnologia em franca expansão que pode ser aplicada a diversas áreas»

jdact

«(…) Um pedido estranho, pensou Trish, mas com certeza factível. Dez anos antes, a tarefa teria sido impossível. Actualmente, porém, com a internet, a rede mundial de computadores e a crescente digitalização de grandes bibliotecas e museus do mundo, o objectivo de Katherine podia ser alcançado usando uma ferramenta de busca relativamente simples equipada com um exército de módulos de tradução e algumas palavras-chave bem escolhidas. Sem problemas, disse Trish. Muitos dos livros de referência da biblioteca do laboratório continham trechos em línguas antigas, de modo que ela várias vezes precisava elaborar módulos de tradução específicos com base em Reconhecimento Óptico de Caracteres, ou OCR, para gerar textos em inglês a partir de línguas obscuras. Ela devia ser a única especialista em metas-sistemas do mundo a ter elaborado módulos desse tipo em frísio antigo, maek e acádio. Os módulos iriam ajudar, mas o segredo para construir um agente de busca, ou web spider, eficaz era escolher as palavras-chave certas. Específicas, mas não excessivamente restritivas.

Katherine parecia estar um passo à frente de Trish, pois já estava anotando algumas palavras num pedaço de papel. Depois de anotar várias, parou, pensou alguns instantes e incluiu outras. Pronto, disse por fim, entregando o papel a Trish. Trish percorreu rapidamente a lista de strings a serem buscados, e seus olhos se arregalaram ao ver as sequências de caracteres. Que tipo de lenda maluca Katherine está investigando? Você quer procurar todas essas expressões-chave? Uma das palavras Trish nem reconheceu. Meu Deus, que língua é essa? Acha que vamos encontrar tudo isso num lugar só? Ipsis litteris? Eu gostaria de tentar. Trish teria dito impossível, mas aquela palavra era proibida ali dentro. Katherine considerava esse tipo de mentalidade perigosa numa disciplina que muitas vezes transformava falsos pressupostos em verdades confirmadas. Trish Dunne duvidava seriamente que aquela busca fosse entrar nessa categoria.

Quanto tempo até termos os resultados?, perguntou Katherine. Alguns minutos para programar o spider e disparar a pesquisa. Depois disso, talvez uns 15 para ele concluir a busca. Rápido assim? Katherine parecia animada. Trish aquiesceu. As ferramentas de busca convencionais muitas vezes levavam um dia inteiro para se arrastarem por todo o universo on-line, encontrar novos documentos, digerir seu conteúdo e incluí-los na base de dados da pesquisa. Mas Trish não iria programar algo simples assim. Vou escrever um programa chamado delegador, explicou Trish. Não é lá muito católico, mas é rápido. Essencialmente, é um software que coloca as ferramentas de busca de outras pessoas para fazer o nosso trabalho. A maioria das bases de dados tem uma função de busca embutida... bibliotecas, museus, universidades, governos. Então eu vou programar um spider que encontra as ferramentas de busca deles, insere as palavras-chave que você me deu e pede que eles façam a pesquisa. Assim, nós aproveitamos a capacidade de milhares de ferramentas e fazemos com que elas trabalhem simultaneamente. Katherine parecia impressionada. Processamento paralelo.

Uma espécie de metassistema.

Eu chamo você se encontrar alguma coisa. Obrigada, Trish. Katherine afagou-lhe as costas e se encaminhou para a porta. Vou estar na biblioteca. Trish começou a escrever o programa. Codificar um spider de busca era uma tarefa menor, bem abaixo de seu nível de competência, mas ela não ligava para isso. Faria qualquer coisa por Katherine Solomon. Às vezes, Trish ainda não conseguia acreditar na sorte que a levara até ali.

Você foi mais longe do que imaginava, garota.

Pouco mais de um ano antes, Trish havia deixado seu emprego como analista de metas-sistemas numa das grandes empresas impessoais da indústria de alta tecnologia. Nas horas vagas, trabalhava como programadora freelance e criou um blog sobre a indústria, Futuras Aplicações em Análise Computacional de Metas-sistemas, embora tivesse dúvidas de que alguém o lesse. Então, certa noite, seu telefone tocou. Trish Dunne?, indagou uma voz educada de mulher. Sim, sou eu. Quem está falando? Meu nome é Katherine Solomon. Trish quase desmaiou ali mesmo. Katherine Solomon?

Eu acabei de ler o seu livro, Ciência Noética: Portal Moderno para o Conhecimento Antigo. Até escrevi sobre ele no meu blog! É, eu sei, devolveu a mulher em tom cortês. É por isso que eu estou ligando. É claro que é por isso, percebeu Trish, sentindo-se uma boba. Mesmo os cientistas mais brilhantes pesquisam o próprio nome no Google. Achei seu blog intrigante, disse-lhe Katherine. Eu não sabia que os modelos de metas-sistemas tinham avançado tanto. Pode crer que sim, conseguiu responder Trish, fascinada por estar falando com Katherine. Os modelos de dados são uma tecnologia em franca expansão que pode ser aplicada a diversas áreas». In Dan Brown, O Símbolo Perdido, 2009, Bertrand Editora, 2009, ISBN 978-972-252-014-0.

Cortesia de BertrandE/JDACT

JDACT, Washington DC, Dan Brown, Literatura, Maçonaria,