segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

O Mistério do Infante Santo. Jorge Sousa Correia. «Assim, num abrir e fechar de boca, tudo o que pertence aos infantes passa para o nosso filho Fernando? E o que pedem eles em troca?»

jdact

Agora ou Nunca

«(…) O afastamento toÍnâ a paixão maioÍ, dizem, que destas coisas cada um só sabe o que lhe respeita. Assim terá pensado também Duarte. Entregar-se-ia aos odores sublimes do colo da esposa, daria liberdade às mãos, à boca, ao olfacto, tudo misturado para dar vida ao seu amor ardente, abençoado por Deus, não apenas porque eram ambos crentes, mas porque a sua vida conjugal era irrepreensível. Quando o rei se desprendeu da esposa as horas já iam altas. Duarte jazia deitado de costas no leito, de olhos fechados, como a entrever as fantasias exibidas havia instantes, enquanto dona Leonor mantinha a ternura do corpo satisfeito, partilhado com o seu amante de sempre.

Dos dois, só à rainha servia a insónia voluntária. Por isso vá de dar asas ao desejo, manter o rei acordado, deixar pouco corpo sem afagos, porque qualquer homem assim tão massajado dirá a tudo que sim. Meu carinhoso marido, sussurrava a rainha, deixai que a noite nos traga boas razões para amar, permiti que o cansaço nos conduza à ternura do sono que embala os sonho apagados, ou então, se eles derem luz, se mantenham intensos na nossa mente acordada. A noite era já franca, razão pela qual a chegada das trevas se ia apoderando de Duarte. Um justificado cansaço envolveu-o, mas Leonor, de saudades ternas, combatia essa frouxidão com a suave languidez dos afectos, interessada em não deixar o seu apaixonado apagar-se pela moleza do aconchego.

De repente, tão imprevisível como desnecessária, ouviu-se a voz de Leonor. Dirigia-se ao único ouvinte presente, o ser despojado que estava a seu lado, auditor dos sons que num instante lhe roubaram o bem-estar. Assim, Duarte, por momentos, sentiu-se impedido de saborear a doce preguiça que lhe tinha chegado, pondo-se-lhe os sentidos em guarda logo que as palavras da rainha começaram a ter significado. Não sei como dizer-vos, mas no outro dia, pouco depois de estares em Almeirim, Henrique e Fernando, vossos irmãos e meus amados cunhados, procuraram-me para nos oferecerem o que é deles, balbuciou a rainha, aparentemente receosa. Tudo o que lhes pertence passará para o nosso filho segundo, Fernando, que o querem testamenteiro de ambos, filho adoptivo dos dois e herdeiro de tudo quanto têm. Para vos falar verdade, fiquei naturalmente surpreendida com a oferta, mas logo senti quão honrosa era a proposta vinda de tais senhores.

Perguntas, muitas perguntas assolaram a cabeça do rei. Desde logo, precisava de compreender quais seriam os motivos que levaram os irmãos a aparecer junto da esposa e de presentear o juvenil príncipe daquela forma; por outro lado, como poderia entender que tal oferta fosse anunciada em primeiro lugar à rainha, omitindo os irmãos obrigações que tinham para com ele, ainda mais quando Fernando na entrevista que tiveram omitira essa conversa; depois, mostrava-se apreensivo por tanto altruísmo, uma fartura de bem-fazer, obrigando-o ao pensamento racional que impõe a devida questão: o que quererão eles em troca? Que me dizeis?, interrogou Duarte, espantado. O que me disseste?, voltava ao mesmo, noutro tempo do verbo. Assim, num abrir e fechar de boca, tudo o que pertence aos infantes passa para o nosso filho Fernando? E o que pedem eles em troca?» In Jorge Sousa Correia, O Mistério do Infante Santo, Clube do Autor, 2017, ISBN 978-989-724-407-0.

Cortesia de CdoAutor/JDACT

JDACT, Jorge Sousa Correia, Literatura, Cultura, Conhecimento,