terça-feira, 17 de agosto de 2010

Colheitas de arroz na Ásia: A partir de estudos científicos em seis dos principais países produtores de arroz, todos do Leste e Sueste Asiático, confirmam que as alterações climáticas originam «quebra» nas produções de arroz

Cortesia de BBCNews´
As alerações climáticas, vulgarmente associadas ao aquecimento global, provocam «queda» nas colheitas de arroz na Ásia. O grão de arroz é um dos alimentos básicos na dieta alimentar de grande parte da população mundial.


A partir de estudos científicos em seis dos principais países produtores de arroz, todos do Leste e Sueste Asiático, demonstram que as mudanças climáticas prejudicam o desenvolvimento das plantações. Foram analisadas 227 propriedades rurais, onde se observaram alterações do clima e rendimento das lavouras de arroz nos últimos anos. Nas Filipinas, por exemplo, um estudo iniciado em 2004 constatou que o rendimento das plantações caía 10% a cada aumento de 1°C na temperatura nocturna. Estes dados foram elaborados em laboratório levantando, por isso, questões do foro científico.

Deste modo, o novo estudo foi fazer experiências directamente nos latifúndios, modernos ou não. Os principais pontos de pesquisa foram certas regiões da Índia, no estado de Tamil Nandu, e na China, nos arredores de Xangai. Os dados confirmam, com o aumento das temperaturas mínimas (registadas durante a noite) há prejuízo nas plantações.
Ao que parece, isso acontece porque o arroz respira mais com as noites mais quentes, gasta mais energia e tem menor eficiência na fotossíntese. Assim, a planta não se desenvolve tanto quanto deveria. De dia, ao contrário, o efeito é benéfico, mas o impacto é menor do que o prejuízo nocturno. O saldo é negativo.

Os cientistas querem saber, agora, se noutras culturas, além do arroz, pode haver influência das mudanças climáticas. Uma avaliação dos investigadores afirma que os pequenos aumentos de temperatura, até 3°C, podem ser inofensivos, mas se ultrapassar esta referência, deve afectar todas as lavouras, sem excepção.
A crise da fome, que existe enquanto não há baixa produção de alimentos, poderá ser agravada se este facto começar a acontecer. In BBC News.

Cortesia da BBC/JDACT