sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ex Libris: Pode ser definido como sendo um verdadeiro título de propriedade que identifica os livros de uma pessoa ou biblioteca, expressando a personalidade daquele que o possui. Podemos associar a ele palavras e expressões como, por exemplo, «brasão do espírito», «emblema», «selo», «etiqueta», «pertence», «sigla bibliotecária», «vinheta»

Cortesia de biglobe
Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é «propriedade de» ou «da biblioteca de».

Cortesia de wikipédia
A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão «Ex libris» seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema, ou citação.
Inscrições de propriedade em livros não eram comuns na Europa até o século XIII, quando outras formas de biblioteconomia se tornaram comuns.

Ex-Libris ou «ex libris»:
  • Marca escrita ou desenhada que indica no princípio, no frontispício ou na guarda de um livro a livraria ou a pessoa a quem pertence ou pertenceu esse livro. In J. Pedro Machado;
  • Um indicativo de propriedade, uma marca de posse bibliográfica, que vai desde o nome do possuidor, manuscrito na capa, na folha-de-guarda ou primeiras folhas do volume, até folha solta de papel, pano ou pele, de mais ou menos reduzidas dimensões, onde estão manuscritos ou impressos desenhos ou dizeres e que aparecem apostos geralmente no ante rosto do volume encadernado ou brochado (quando não é intercalado na encadernação, antes da primeira folha); abrangendo ainda desenhos e dizeres gravados a oiro ou a seco, nas pastas e lombadas das encadernações, ou pintados em pele ou marfim, ou ainda abertos a buril em chapas de metal, e que são apostos na parte anterior do volume, nos locais indicados. In Armando de Mattos;
  • O documento que garante ao dono de um livro a posse deste. Esse documento - que se cola no verso da capa (cobertura da frente) de cada obra que se possua - é constituído por uma estampa (de desenho heráldico, alegórico, simbólico, ornamental ou falante) obtida de gravura mecânica ou artística, especificamente executada para o efeito, na qual tem de estar incluída a expressão portuguesa «Ex-Líbris de» (ou qualquer outra equivalente: «Da Biblioteca de», «Dos livros de», «Este livro é de», etc.), seguida do nome (geralmente abreviado) do utente do livro. A composição desse ex-líbris deverá expressar claramente (se não for apenas heráldica) a maneira de ser do seu usuário, as suas tendências culturais e artísticas, os seus ideias, bem como outros elementos que caracterizam a pessoa que use essa marca bibliotecária; mas todo esse desenho deve ser o mais singelo possível - para que não se torne num amontoado semiológico - e de tal maneira executado que, ao ser reduzido, por processo mecânico ou artístico, os traços não fiquem juntos, produzindo um 'empestelamento' desagradável e prejudicial. (...) É de toda a conveniência que esse desenho contenha também uma legenda ou divisa usada pelo possuidor, embora esta não seja obrigatória. O que é indispensável é que no ex-líbris figure o nome do utente, pois de contrário este não identifica quem é o dono do livro, deixando assim de cumprir uma das suas funções fundamentais (...) Convirá, igualmente, que nas marcas bibliotecárias não se empregue ao acaso a expressão latina ou a palavra portuguesa. Se o nome do utente (pessoa ou entidade) aparecer escrito em latim, naturalmente que será ex libris (Ex libris / Iosephi ...) sem preposição «de» - inexistente na língua de Lácio - a seguir à locução; mas se o nome figurar em português, necessariamente e sem qualquer dúvida que o termo terá de ser ex-líbris (Ex-líbris / de José ...) com preposição. In Fausto Moreira Rato.

O ex libris pode ser definido como sendo um verdadeiro título de propriedade que identifica os livros de uma pessoa ou biblioteca expressando a personalidade daquele que o possui. Podemos associar a ele palavras e expressões como «brasão do espírito», «emblema», «selo», «etiqueta», «pertence», «sigla bibliotecária», «vinheta», «marco bibliográfico», «sigla livresca», «iconografia livresca», «marca de posse», até «logotipo».
Cortesia de biglobe


Your pictures and fotos in a slideshow on MySpace, eBay, Facebook or your website!view all pictures of this slideshow


Cortesia de biglobe
O ex libris contribuiu para a formação de uma arte inimitável acompanhando as tendências artísticas de cada época. Ao mesmo tempo se prestava a identificar o livro e sintetizava as tendências intelectuais, morais, literárias, científicas, enfim, os traços culturais de seu tempo. (...) Traduzindo a personalidade de seu titular (ou utente), ele vale muito mais do que podemos imaginar à primeira vista pois constitui um emblema sintético da expressão psicológica individual, associado à concepção artística do desenhista que lhe dá forma, expressão e decoração artística. É um momento único de cooperação entre o artista criador e o bibliófilo que o inspirou. In Stella Maris de Figueiredo Bertinazzo.

Cortesia de wikipédia

Cortesia de wikipédia/bibliomanias/JDACT