terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arquitectura. Um castelo de azulejos, “El Capricho de Cotrina” no coração da Extremadura: «Queria construir uma casa no campo, um simples “capricho” com um toque pessoal. González afirma que não conhecia o Parque Guel, nem a Sagrada Família, nem nenhuma das obras de Antoni Gaudí»


Paco González
Cortesia de elpais

«Faz vinte anos que Francisco González natural de Los Santos de Maimona, província de Badajoz, decidiu «lançar-se» no mundo da arte. Queria construir uma casa no campo, um simplescaprichocom um toque pessoal. González afirma que não conhecia o Parque Guel nem a Sagrada Família nem nenhuma das obras de Antoni Gaudí. No entanto, o fruto do seu trabalho aos fins-de-semana, reproduz o género artístico do artista catalão.




Como imitar a Gaudí sem conhecer a sua obra? González limitou-se a ir explanando as suas ideias em pequenos projectos, até que no ano de 1992, colocou a primeira pedra do “Capricho de Cotrina” na sua terra natal.



A parecença com a obra do modernista catalão levou a que tenham «baptizado» Paco González como o “Gaudí Extremenho”. In El País.

Cortesia de El País/JDACT