segunda-feira, 12 de abril de 2010

António Aleixo: O maior poeta popular. O poeta que vendia lotaria

casoseacasosdavida
(1899-1949)
António Fernandes Aleixo foi um poeta popular português. Considerado um dos poetas populares algarvios de maior relevo, famoso pela sua ironia e pela crítica social sempre presente nos seus versos. António Aleixo é recordado por ter sido simples, humilde e semi-analfabeto e ter deixado como legado uma obra poética singular no panorama literário português da primeira metade do século XX.

louletania
Obra plástica de António Santos (Tóssan)
Uma vida recheada de momentos maus, quiçá, mesmo alguma pobreza, emigração, tragédias familiares e doenças. No entanto, na sua figura de homem humilde e simples, havia o perfil de uma personalidade rica, vincada e conhecedora das diversas realidades da cultura e sociedade do seu tempo.
Depois de regressar a Loulé passou a vender lotaria, as «cautelas» como diz o povo, a cantar as suas produções pelas feiras portuguesas, actividade que se juntou às suas inúmeras profissões para sustento da família. Este facto deu-lhe o cognome de «poeta-cauteleiro».
Morre aos 50 anos de idade, vítima de tuberculose.




Poeta possuidor de uma rara espontaneidade, de um apurado sentido filosófico e notável pela «capacidade de expressão sintética de conceitos com conteúdo de pensamento moral», António Aleixo tinha por motivos de inspiração desde as brincadeiras dirigidas aos amigos até à crítica sofrida das injustiças da vida. Na sua poesia está contida a expressão concisa e original de uma «amarga filosofia, aprendida na escola impiedosa da vida».
A sua obra poética é uma parte mínima de um vasto repertório literário. António Aleixo, que escrevia usando a métrica mais comum na língua portuguesa, heptassílabos, em pequenas composições de quatro versos, conhecidas como «quadras ou trovas», nunca teve a preocupação de registar as suas composições. O primeiro volume de suas poesias, Quando Começo a Cantar (1943), editado pelo Círculo Cultural do Algarve, foi compilado pelo professor Joaquim Magalhães.
A opinião pública aceitou a primeira obra de António Aleixo com bom agrado e bem acolhida pela crítica. O livro esgotou-se em poucos dias.
Os últimos anos de vida do poeta foram passados, ora no sanatório em Coimbra, ora no Algarve, em Loulé.
cobre.olx
Este Livro Que Vos Deixo, reune toda a sua obra poética. Foi editado em 1969.
Wikipédia/Joaquim Magalhães/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário