segunda-feira, 19 de abril de 2010

Toscanelli: O astrónomo que «animou» Cristóvão Colombo

(1397-1482)
Paolo dal Pozzo Toscanelli foi um matemático, astrónomo e geógrafo italiano. Terá influenciado Cristóvão Colombo na formação do seu projecto de atingir o Extremo Oriente viajando para ocidente a partir da costa atlântica europeia.
Toscanelli nasceu em Florença e estudou na Universidade de Pádua onde obteve o título de doutor em medicina. Frequentou a corte dos Médicis, sendo um cientista com renome na sua época, em particular pela observação de cometas e pelo cálculo das suas órbitas. Entre os comentas que estudou, conta-se o cometa de Halley durante a sua passagem de 1456.
Em 1474, escreveu uma carta acompanhada de um mapa ao seu correspondente português Fernão Martins, cónego da Sé de Lisboa, fazendo, através deste chegar a sua proposta ao Rei D. Afonso V. O seu projecto era o de navegar para ocidente e assim descobrir a Ásia pelo Oeste. O original desta carta nunca foi encontrado, mas sabe-se da sua existência pelo próprio Toscanelli, que depois a transcreveu e enviou a Cristóvão Colombo, a acompanhar a sua sugestão de viajar para Oeste para atingir a Ásia.

construindonovahistoria
O objectivo de Toscanelli de atingir as Ilhas das Especiarias navegando para oeste assentava num erro por defeito do cálculo do tamanho da Terra e da extensão da Ásia, razão que levou Colombo a considerar que atingira a região oriental da Ásia em vez de colocar a hipótese de ter encontrado um novo continente.
Toscanelli calculou uma distancia de 5.000 milhas náuticas (9.000 km) entre a China e a Europa ao invés dos 11.500. Este erro parece que animou Cristóvão Colombo a empreender a travessia pelo Oceano Atlântico.
Todavia, foi Ptolomeu na sua «Geografia», que conduziu os conhecimentos cartográficos a um patamar mais alto, com estudos da construção de globos, projecções e mapas, tendo tido a primazia de ter sido o protagonista do primeiro Atlas geral até aquela data conhecido. Chegou a ser um geógrafo de tamanha competência, que desenvolveu para os seus mapas um sistema de meridianos e paralelos, considerados excelentes pelos especialistas que hoje em dia estudam os seus legados. Inclusivé, com uma visão ainda mais ampla para a sua época em que todos achavam que a Terra era plana, ele afirmou que ela era redonda e constituía o centro do Universo, fundamento errado que ficou conhecido como teoria geocêntrica.
O mapa-mundi do florentino Paolo del Pozzo Toscanelli foi confeccionado, provavelmente, por volta de 1457, da uma ideia vaga dos conceitos geográficos da época. Conforme diagnóstico de especialistas, o cartógrafo usava 2 escalas: uma com divisão de 13 frações de cem milhas e outra, em 26 frações de cinqüenta milhas. As informações primavam por generalizações como «Depois destas ilhas (Java Maior e Java Menor, provavelmente correspondentes ao Japão vêm a Irlanda e Ceilão. Depois, a Sicília».


construindonovahistoria/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário