domingo, 4 de abril de 2010

António Sardinha: Fundador do «Integralismo Lusitano»

(1887-1925)
António Maria de Sousa Sardinha foi um político e poeta português. Destacou-se como ensaísta e argumentador, produzindo uma obra que se afirmou como a principal referência doutrinária do Integralismo Lusitano. A sua defesa de uma monarquia tradicional, orgânica, antiparlamentar serviu de inspiração a uma influente corrente do pensamento político português da primeira metade do século XX.
António Sardinha foi um adversário da Monarquia da Carta (1834-1910) chegando, no tempo de estudante na Universidade de Coimbra, a defender a implantação de uma República Portuguesa. Depois de 5 de Outubro de 1910, profundamente desiludido, acabou por se converter ao ideário realista da monarquia orgânica.

Armas de Monforte, Alto Alentejo
Terra natal de António Sardinha
A lusitana antiga liberdade do verso de Luís de Camões era uma referência dos integralistas, tendo no municipalismo e no sindicalismo duas palavras-chave de um ideário político que não dispensava o Rei, entendido como o Procurador do Povo e o melhor garante e defensor das liberdades republicanas.
António Sardinha era anti-iberista. António Sardinha morreu aos 37 anos.

A OLIVENÇA, A PERDIDA
Fiel ao sangue, nossa irmã germana,
chora Olivença as suas horas más
junto do rio que tornou atrás,
quando soou a trompa castelhana.

Ó Casa de Antre Tejo-e-Guadiana,
lembra-te dela que entre ferros jaz!
Não a dobrou a guerra nem a paz,
- fiel ao sangue, o sangue a ti a irmana!

E todo aquele em quem ainda viva
o ardor da Raça e a voz que nele anseia,
se for p'ra além da raia alguma vez,

é Olivença, nossa irmã cativa
lá onde com surpresa a gente alheia
oiça dizer adeus em português!

LETREIRO
Tudo o que sou o sou por obra e graça
da comoção rural que está comigo.
Foi a virtude lírica da Raça
a herança que eu herdei do sangue antigo.

Foi esta voz que em minhas veias passa
e atrás da qual, maravilhado eu sigo.
Como um licor de encanto numa taça,
assim se quer esse condão comigo.
Olhai-me: - Eu vim de honrados lavradores.
De avós e netos, sempre os meus Maiores
fitaram o horizonte que hoje eu fito.
«O que estaria além da curva estreita?»
- E da pergunta, a cada instante feita.
nasceu em mim a ânsia p'ra o Infinito.
(In Epopeia da Planície)


«Ensaísta, poeta e doutrinador político-social, António Sardinha foi uma das mais singulares e polémicas figuras do complexo campo da direita portuguesa do primeiro quartel do século XX. O seu precoce desaparecimento (com apenas 37 anos), deixando incompleta o que se adivinhava ser uma enorme obra, a riqueza da pluralidade das suas intervenções publicas e a sinuosidade do seu percurso intelectual ainda hoje tornam a sua biografia um desafio tão difícil quanto historiograficamente necessário. É a esse desafio que este livro responde, estudando o caminho que levou Sardinha do republicanismo da juventude para o ideário católico, monárquico e antiliberal com que ele e tantos outros da sua geração passaram a Historia. Esta biografia ajuda a compreender a essência mesma da vida e da reflexão do patriarca do Integralismo Lusitano — a qual era não apenas restaurar a Monarquia em Portugal mas, sobretudo, restaurar Portugal através da Monarquia.» In José Miguel Sardica, Universidade Católica Portuguesa
«Finalmente uma biografia politica e intelectual de António Sardinha, um dos mais importantes intelectuais portugueses do inicio do século XX. Utilizando fontes parcialmente inéditas, como a rica correspondência com a sua mulher, a autora escreveu uma obra de referência, traçando com rigor o perfil do fundador do Integralismo Lusitano.» In António Costa Pinto, Universidade de Lisboa  
(Análise Social - Um intelectual no século)
Ana Isabel Sardinha Desvgines/Fernando Martins, UÉvora/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário