sábado, 10 de abril de 2010

Beja: VI Festival Internacional de Banda Desenhada

CMBeja/Bedeteca
Hermann, Fabio Civitelli e Niko Henrichon, nomes destacados da BD internacional, vão estar presentes no VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que decorrerá entre Maio e Junho em vários espaços da cidade alentejana.
Este ano o festival apresentará o trabalho de mais de 70 autores em 21 exposições individuais e colectivas, com grande parte das mostras centradas na Casa da Cultura de Beja.
De todos os autores já confirmados, destacam-se os regressos do desenhista belga Hermann, autor das imagens das séries «Comanche», «Bernard Prince» e do recente «O diabo dos sete mares», assim como do italiano Fabio Civitelli, um dos desenhadores da série «Tex Willer».
Hermann
A VI edição do Festival de BD de Beja decorrerá de 29 de Maio a 13 de Junho e contará com a presença de todos os autores das exposições no primeiro fim de semana do evento. As exposições pretendem divulgar as várias correntes e movimentos da banda desenhada portuguesa e estrangeira, porque esta é uma parte «muito diversificada». Em Beja estará também uma exposição do canadiano Niko Henrichon, conhecido por ter assinado, juntamente com Brian Vaughan, a novela gráfica «Fábula de Bagdad», baseada numa história real de quatro leões que escaparam de um jardim zoológico de Bagdad durante os bombardeamentos de 2003.
Fabio Civitelli 
Entre os portugueses, haverá exposições individuais dedicadas a João Fazenda, Miguel Rocha, Regina Pessoa, com originais dos seus filmes de animação, João Vaz de Carvalho, JCoelho e Jorge Miguel, que editou em 2009 a BD «Camões - De vós não conhecido nem sonhado?».
João Fazenda
Estarão expostos ainda originais dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, da editora portuguesa Kingpin Books e da compilação de Beja Venham +5.
Além da Casa da Cultura, o Festival de BD de Beja decorrerá noutros espaços da cidade. O Festival  é organizado pela Câmara Municipal e pela Bedeteca de Beja.
Fotografia de pmpinto a imagem da curta metragem «história trágica com final feliz»
Regina Pessoa
Jornal Público/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário