sexta-feira, 23 de abril de 2010

Luís Sá: Um académico que deixou «saudade»

Cortesia de iscsp
(1952-1999)
Luís Manuel da Silva Viana de , foi um professor universitário e político português. Licenciou-se em Direito, mestre em Ciência Política e Doutor em Ciências Sociais.
Exerceu funções como adjunto do gabinete do Ministro dos Transportes e Comunicações, nos IV e V Governos Provisórios, e do Ministro das Obras Públicas, no IV Governo Provisório. Depois disso foi membro da Comissão Nacional de Eleições, deputado ao Parlamento Europeu e deputado à Assembleia da República. Foi director da revista Poder Local.
A sua obra literária é extensa, incluindo temáticas como a soberania e a integração europeia, o poder local e as regiões administrativas, o poder central e suas relações e equilíbrios, o sistema eleitoral português, manuais de ciência política e de direito administrativo.
Autor de «Introdução à Teoria do Estado» 1986, «Soberania e Integração na CEE»1987, «Regiões Administrativas - O Poder Local que Falta»1989, .... «O Lugar da Assembleia da República no Sistema Político» 1995, «As Regiões, a Europa e a Coesão e a Coesão Económica e Social» 1995, ... «Com Alá ou Com Satã» (Campo das Letras, Jul. 1997, em co-autoria com Domingos Lopes), ... «Traição dos Funcionários? - sobre a administração pública portuguesa» (Campo das Letras, 2000, Menção Honrosa Círculo Teixeira Gomes 2000).

Num dos títulos publicados pelo Campo das Letras:
«Na base deste alastramento do uso do termo, que ocorre no momento em que alguns proclamam a vitória universal do capitalismo liberal, está a referência ao perigo do fanatismo bem às portas da Europa, e no seu interior, através da imigração de mão-de-obra barata. Perante uma crise de valores e o cepticismo e alheamento cívico de grandes massas de cidadãos, levanta-se para algumas correntes um mundo de dogmas e de certezas feitas. Ao mesmo tempo, cresce o racismo e a xenofobia, acompanhados por uma progressão da direita mais extremista em vários países europeus. É uma outra face do fundamentalismo. Este trabalho procura questionar as causas e as consequências deste fenómeno. Nele se poderão encontar algumas surpresas em matéria da sua origem e cumplicidades. Simultaneamente, é traçado um panorama do que se passa num mundo em que são muitos os que procuram em Alá o que não encontram na Terra». In Campo das Letras
Luís Sá foi um académico e um intelectual. Uma «mente aberta» para o diálogo sobre as regiões administrativas, o poder central e as suas relações e equilíbrios.  
Morre ainda jovem (46 ou 47 anos de idade), no seu local de trabalho. Deixou saudade!
campo-letras/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário