segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cidade da Guarda: A cidade mais alta de portugal, 1056 metros de altitude

A Guarda é uma cidade portuguesa, capital de Distrito. Situada a 1056 metros de altitude, é a mais alta cidade de Portugal. Situa-se na região Centro e pertence à sub região da Beira Interior Norte.
O concelho da Guarda está subdividido em 55 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Pinhel, a leste por Almeida, a sueste pelo Sabugal, a sul por Belmonte e pela Covilhã, a oeste por Manteigas e por Gouveia e a noroeste por Celorico da Beira. Faz parte da Comunidade Urbana das Beiras da qual é capital.
É conhecida como a cidade dos 5 Éfes. Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. Eia a explicação:
1. Forte, a torre do castelo, as muralhas e a posição geográfica demonstram a sua força; 2. Farta, devido à riqueza do vale do Mondego; 3. Fria, a proximidade à Serra da Estrela;4. Fiel, porque Álvaro Gil Cabral, Alcaide-Mor do Castelo da Guarda e trisavô de Pedro Álvares Cabral  recusou entregar as chaves da cidade ao Rei de Castela durante a crise de 1383-85; 5. Formosa, pela sua natural beleza.
O ar, historicamente reconhecido pela salubridade e pureza, foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo em 2002, que atribuiu à Guarda o título de primeira «Cidade Bioclimática Ibérica».


O clima da cidade é temperado, com influência mediterrânica, visto que no Verão há uma curta estação seca. Os meses mais quentes são Julho e Agosto, com temperatura média de 17°C. Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, com média de 3°C. O mês mais chuvoso é Janeiro e o mês mais seco é Agosto. A temperatura média anual é de 10°C e a precipitação média anual é de 1.713 mm. É considerada uma das cidades mais frias de Portugal, experimentando em alguns dias do ano ocorrência de queda de neve.
CMGuarda/JDACT

Sem comentários:

Enviar um comentário