sábado, 22 de janeiro de 2011

As Gárgulas: Apesar da maioria serem figuras grotescas, o termo inclue todo o tipo de imagem. Algumas são esculpidas como monges, outras combinando animais reais e pessoas, e muitas são cómicas


Cortesia de manualdooctaviowordpress

As gárgulas, na arquitectura, são desaguadouros, i. é, são a parte saliente das calhas de telhados, que se destina a escoar as águas pluviais a certa distância da parede. Especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitectura gótica. O termo tem origem do francês gargouille, originado de gargalo ou garganta, em Latim gurgulio, gula.
Palavras similares derivam da raiz gar, engolir, a palavra representando o gorgulhante som da água. Em italiano, doccione.
Acreditava-se que as gárgulas eram os guardiões das catedrais e que durante a noite ganhavam vida.


Cortesia de theendofmymind
Uma quimera, ou uma figura grotesca, é um tipo de escultura similar que não funciona como desaguadouros e serve apenas para funções artísticas e ornamentais. Elas também são popularmente conhecidas como gárgulas.

O termo gárgula é majoritariamente aplicado ao trabalho medieval, mas através das épocas alguns significados de escoar a água do telhado, quando não conduzidos por goteiras, foram adoptados.
No antigo Egipto, as gárgulas escoavam a água usada para lavar os vasos sagrados, o que aparentemente precisava ser executado no telhado plano dos templos. Nos templos gregos, a água dos telhados passava através da boca de leões os quais eram esculpidos ou modelados em mármore ou terracota na cornija. Em Pompéia, muitas gárgulas de terracota que foram encontradas eram modeladas na forma de animais.



Cortesia de correrpelomundo
Apesar da maioria serem figuras grotescas, o termo gárgula inclue todo o tipo de imagem. Algumas gárgulas são esculpidas como monges, outras combinando animais reais e pessoas, e muitas são cómicas.

Gárgulas, ou mais precisamente quimeras, foram usadas na decoração no século XIX e no começo do século XX em construções de cidades como Nova Iorque e Chicago. Gárgulas podem ser encontrados em muitas igrejas e prédios.




Cortesia de sofadasalanoticias
Uma das mais impressionantes colecções de gárgulas modernas pode ser encontrada na Catedral Nacional de Washington, nos USA. A catedral iniciada em 1908 é encrustada com demónios em pedra calcária. Essa colecção também inclue Darth Vader, da saga Guerra das Estrelas, robôs e muitos outras modernizações da tradição antiga. No século XX, o neogótico produziu muitas gárgulas modernas, notavelmente na Universidade de Princeton, Universidade de Duke e na Universidade de Chicago.

Cortesia de wikipedia/JDACT