sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dornes: Do século XIX para cá, a freguesia de Dornes tem sido um polo de atracção turística e a sala de visitas do Concelho de Ferreira do Zêzere em função das suas paisagens deslumbrantes sobre o Zêzere e também em virtude da grande carga histórica e monumental que esta aldeia encerra

Cortesia de dorneseu

Dornes é uma freguesia portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere
A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere. Foi sede de concelho entre 1513 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Beco, Dornes e Paio Mendes. Em 1801 tinha 2 287 habitantes e 43 km².
A freguesia de Dornes situa-se no extremo norte do distrito de Santarém, concelho de Ferreira do Zêzere. Pertence ao bispado de Coimbra e turisticamente está integrada na Região de Turismo dos Templários.
Dornes faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. No concelho de Ferreira do Zêzere faz fronteira com as freguesias Águas Belas, Beco e Paio Mendes.

Cortesia de channels  
Terra muito antiga, será mesmo anterior à fundação da nacionalidade, como o atestam os monumentos e os vestígios arqueológicos que por aqui se têm encontrado. Já na I dinastia alguns documentos que lhe fazem referência, sendo documentada a presença de um religioso de Dornes no Foral de Arega, em inícios do século XIII. Ainda neste século há referências à Comenda Templária de Dornes.
Mais tarde, no século XV, Dornes, enquanto Comenda Mor da Ordem de Cristo teve por Comendador D. Gonçalo de Sousa, homem muito influente, da Casa do Infante D. Henrique, e que aqui mandou construir, em 1453, a Igreja de Nossa Senhora do Pranto. Este local de culto deu à povoação, parte da importância que esteve na origem, em 1513, da atribuição do Foral Manuelino.

Cortesia de commonswikimedia  
A Dornes pertenceu o território de três freguesias:
  • Dornes,
  • Beco, 
  • Paio Mendes.
Aqui nasceram, um século mais tarde, muitos dos heróicos combatentes que por volta de 1650 se bateram nas fronteiras para assegurar a independência nacional.
Do século XIX para cá, a freguesia de Dornes tem sido um polo de atracção turística e a sala de visitas do Concelho de Ferreira do Zêzere em função das suas paisagens deslumbrantes sobre o Zêzere e também em virtude da grande carga histórica e monumental que as suas aldeias encerram. De entre os visitantes ilustres, destaca-se Alfredo Keil que em 1890, estando hospedado na Estalagem dos Vales, ensaiaria com a então Filarmónica Frazoeirense a primeira orquestração da marcha:
  • «A Portuguesa», sendo por isso a Frazoeira o berço do actual hino nacional de Portugal.


Cortesia de toprural

«A torre templária da povoação de Dornes foi mandada edificar na segunda metade do século por Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo que reformulou e reforçou o sistema defensivo da linha do Tejo. No local onde foi edificada existiria na época a base de uma antiga fortaleza romana, talvez um torreão. Apresenta uma invulgar planimetria, uma vez que possui cinco faces. O portal de entrada situa-se no lado Norte da torre, com moldura rectangular, no intradorso da qual foram esculpidos dois escudos, um dardo e uma lança. No interior da torre ainda se conservam algumas estelas funerárias templárias, e o espaço possui uma abóbada de tijolo com uma inscrição. No século XVI, algumas décadas depois de a Torre de Dornes ter perdido a sua função defensiva, foi transformada em torre sineira». In IGESPAR, Catarina Oliveira.

Cortesia de wikipedia/IGESPAR/JDACT