domingo, 23 de janeiro de 2011

Navios de Guerra Portugueses. Tufões do Mar da China: «(...) Não havia até, ao meio dia de 31 indício algum dum próximo tufão. Foi só então que o barómetro começou a descer ... e, só à noite, a queda começou a atrair a atenção (...) a rapidez com que se declarou o temporal pouco ou nenhum tempo deu para se prepararem para ele, havendo quase sido tomados de surpresa»

Cortesia de institutoculturaldemacau 

Tufão de 1 de Setembro de 1848
Pressão mínima (atmosférica) 976.5 hPa ou mbs
Do Boletim da Província de Macau e Timor, de 9 de Outubro.
«Na noite de 3l do mês passado (leia-se Agosto) foi esta cidade visitada por uma daquelas calamidades com que apraz a Providência afligir-nos de tempos a tempos; mas que há doze anos se não tem experimentado com tanta violência.
É desde Agosto de 1836, que Macau não tem sofrido um tufâo tão forte, nem tão calamitoso nas suas consequências ...

Um exemplo: o tufão Hagubit em 2008
Cortesia de hojemacau
A sua força, e os estragos que fez, tanto nas propriedades como em vidas não teve procedentes na memória dos mais antigos moradores de Macau; ainda assim, os danos causados foram muito menores, do que era de esperar da furiosa intensidade do vento, em consequência da sua pouca duração, havendo a sua maior força durado apenas quatro horas, isto é, entre a uma e as 5 e meia da manhã do dia l ( ... )

Cortesia de institutoculturaldemacau
( ... ) Não havia até, ao meio dia de 31 indício algum dum próximo tufão Foi só então que o barómetro começou a descer ... e, só à noite, a queda começou a atrair a atenção; e não há dúvida que é esta circunstância, a que se deve atribuir uma grande parte dos estragos sofridos pelos navios e outras embarcações do Rio, por quanto a rapidez com que se declarou o temporal pouco ou nenhum tempo deu para se prepararem para ele, havendo quase sido tomados de surpresa ( ... )

Muitos navios (Escuna do Governo, Brigue «Genoveva», Escuna «Sociedade», Brigue «Luz», Escuna «Alfa», Escuna «Santo António» e três navios estrangeiros) encalharam ou estiveram em risco de naufragar, o mesmo acontecendo a cerca de uma centena de embarcações chinesas. Calculou-se em mais de 300 a perda de vidas. De assinalar que a capitania do Porto de Macau foi criada por Portaria de l7 de Novembro de 1845, substituindo a, então extinta, Patronia-mor». In Instituto Cultural de Macau, Obra Social dos Serviços de Marinha, Serviços Meteorológicos e Geofísicos, Pedro Fragoso de Matos, 1987 (oferta de Luísa Cabrita em Março de 1992).


O colega Olavo Rasquinho, Secretário-Geral do Comité dos Tufões (UNESCAP/WMO), numa visita ao Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEM (Lu Shumin)
Cortesia de fmcoprcgov 
Cortesia do Instituto Cultural de Macau/JDACT