sábado, 8 de janeiro de 2011

Domingos Sequeira: «Foi um pintor extraordinário. Fez uma evolução dentro dos cânones, dos parâmetros da arte neoclássica para uma arte pré-romântica, ou mesmo romântica, quando na Europa ainda se estava a dar os primeiros passos nessa nova sensibilidade»

(1768-1837)
Lisboa
Cortesia de dubleudansmesnuages


O pintor Domingos António de Sequeira foi dos primeiros, a nível europeu, a explorar a sensibilidade romântica. O seu trabalho adquire uma rara dimensão internacional na cena artística do seu tempo. As suas obras foram criadas em Portugal, Itália e França, num persistente trabalho de pesquisa e estudo, o que revela a sua própria ambiguidade e complexidade. «A sua obra coloca a arte portuguesa ao nível da arte europeia», afirma o historiador de arte Miguel Soromenho. Um dos pintores mais influentes do século XVIII, «um legado que ultrapassa o da sua vida física».

O percurso profissional de Domingos Sequeira é norteado por vocação e trabalho persistente. Depois de frequentar a Casa Pia de Lisboa, o então aspirante a pintor contraria os planos que o pai tinha delineado para ele, seguir medicina. Em vez disso, procurou aperfeiçoar a sua técnica ao inscrevr-se em 1781 no curso da Aula Régia de Desenho.

Cortesia de commonswikimedia

Cortesia de memoriasimagens

A pintura não é a única forma que encontrou para explorar e construir o seu universo plástico. Miguel Soromenho lembra:
  • Foi um homem que utilizou a arte de uma forma moderna;
  • Fez design de moda, figurinos, projectos de fardas para secretários de Estado;
  • As primeiras notas do Banco de Portugal e desenhos para moedas;
  • A baixela para o duque de Wellington, 
Foi o princípio da polivalência que presidiu às suas deslocações entre Portugal, Itália e França, países onde apurou a técnica e cultivou experiências de vida.

Cortesia de arqnet
Cortesia de truelovetoo


A primeira vez que rumou a Itália foi em 1788, com uma pensão do governo de D. Maria I, patrocinada pelo marquês de Marialva. Ingressou na Academia Portuguesa em Roma e, posteriormente, na Academia de São Lucas, onde pintou:
  • Degolação de S. João Baptista,
  • A Alegoria à Casa Pia,
  • Aparição de Cristo a D. Afonso Henriques.
De volta a Lisboa, em 1796, não conseguiu vender o seu trabalho ao preço que praticava em Roma, o que o impediu de cumprir o seu sonho de ganhar dinheiro depressa para regressar à cidade eterna, onde se encontrava Nannina Cometti, com quem queria casar.

Cortesia de leilaodepensamentos
Cortesia de  www2crbucp

A desilusão e o seu estrutural ascetismo fizeram-no ingressar, enquanto noviço, no Convento da Cartuxa de Laveiras e por lá ficar até 1802, ano em que foi nomeado primeiro-pintor da corte e co-director, com Francisco Vieira Portuense, dos trabalhos de decoração do Paço da Ajuda, em construção.

Cortesia de lusomondoitalia
Cortesia de flickt  

A forma como viveu as convulsões políticas que se sucedem atesta a complexidade do pintor: «Não é uma personagem plana. É redonda, complexa, cheia de contradições. Apoiou D. João VI, apoiou os Franceses, depois apoiou D. Miguel e D. Pedro. Por fim, acabou por se exilar».
Foi para França, onde expôs, no Salão do Louvre, «A Morte de Camões», e ganhou uma medalha de ouro, o que confirma a dimensão europeia da sua obra.

Cortesia dearqnet
Cortesia de arqnet  

Em 1826, Domingos Sequeira decide regressar a Roma, cidade onde viria a falecer anos depois, em 7 de Março de 1837, sem nunca mais voltar a Portugal, pintando quadros como:
  • O Calvário,
  • A Adoração dos Mago,
  • A Ascensão,
  • Juízo Universal.
A consistência e a exigência do seu percurso artístico permitem a Miguel Soromenho afirmar que Domingos Sequeira «foi um pintor extraordinário. Fez uma evolução dentro dos cânones, dos parâmetros da arte neoclássica para uma arte pré-romântica, ou mesmo romântica, quando na Europa ainda se estava a dar os primeiros passos nessa nova sensibilidade».

Cortesia de embaixadaportugalbrasil
Cortesia de commonswikimedia  

Cortesia de Dicionário Histórico/JDACT