quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Benjamin Franklin: «Encontra-se entre os mais relevantes «Pais Fundadores dos Estados Unidos da América. Viveu intensamente o período do iluminismo e soube encarnar o seu espírito na nação que serviria de campo de ensaios aos ideais da época. Foi um homem de grande iniciativa e criatividade e de aptidões muito diversas»

(1706-1790)
Boston, USA
jdact

«Protagonista eminente na fundação da nação americana, este génio do iluminismo foi um sábio polifacético, que desenvolveu uma intensa actividade nas mais diversas áreas, como político, editor, escritor, diplomata, cientista investigador e inventor genial.
Benjamin Franklin encontra-se entre os mais relevantes «Pais Fundadores dos Estados Unidos da América. Viveu intensamente o período do iluminismo e soube encarnar o seu espírito na nação que serviria de campo de ensaios aos ideais da época. Foi um homem de grande iniciativa e criatividade e de aptidões muito diversas, que se destacou em todas as facetas onde aplicou o seu interesse, desde a política até à sátira jornalística, passando pela ciência, pelas invenções técnicas ou pela diplomacia.

Vinculado ao jornalismo desde muito jovem, através de uma tipografia familiar, obteve um enorme sucesso editorial com a publicação do «Almanaque do Pobre Richard» entre 1737 e 1758. Sob o pseudónimo de Richard Saunders, despertou as consciências dos seus concidadãos servindo-se da sátira política.

jdact

A sua actividade na pesquisa e invenção científicas foi especialmente fecunda; apesar de se ter dedicado sobretudo à área da electricidade, também explorou a oceanografia, a meteorologia e a refrigeração. A sua inquietação pelo conhecimento levou-o a ingressar na franco-maçonaria, dedicando-se a ela durante toda a sua vida.
Mas foi na actividade política que Benjamim Franklin conseguiu uma maior projecção histórica. Em 1764, foi eleito porta-voz do parlamento da Pensilvânia pelo Partido Antiproprietário, representando-o numa viagem a Londres para lutar contra o sistema de propriedade da família Penn. Nesta cidade, insurgiu-se contra o «Stamp Act de 1765» e, de seguida, ganhou nome como líder defensor dos interesses dos colonos americanos.
Assim que despoletou a Guerra da Independência, de regresso a Filadélfia, foi nomeado, em 1776, membro do Comité dos Cinco, encarregue de delinear a Declaração de Independência redigida originalmente por Thomas Jefferson. Entre 1776 e 1785, trabalhou como diplomata em Paris, onde, em 1783, participou na negociação do Tratado de Paris, que poria fim à guerra.

jdact

Quando regressou, contribuiu para a redacção da Constituição de 1787, promoveu movimentos sociais decisivos como a abolição da escravatura e, durante a presidência de Washington, ocupou uma posição de honra como fundador da nação. É considerado uma das personalidades mais interessantes da história dos Estados Unidos.

O «Prometeu Americano»
Se sempre se considerou a invenção humana como uma qualidade prometeica, um atributo que os humanos roubam aos deuses como o titã grego Prometeu fez com o fogo, bem poderíamos encarar Benjamim Franklin como um Prometeu da sua auspiciosa nação. Inventou coisas tão diversas como a harmónica de vidro, a chaminé que tem o seu nome, as lentes bifocais e um dos primeiros cateteres urinários flexíveis; mas não há dúvida que o seu engenho mais famoso foi o pára-raios, um aparelho que serve para evitar que as descargas eléctricas vindas das nuvens causem danos na terra, como se se tratasse de um novo Prometeu, protector dos homens, que ajudou a desviar a ira divina desencadeada pela ciência humana». In Benjamin Franklin, Gayban, ISBN 978-989-651-085-5.

Cortesia de Gayban/JDACT