sábado, 13 de agosto de 2011

Évora: Circuito Europeu de Música Tradicional. «Uma iniciativa que integra o Projecto Oralidades, que se traduz num encontro através do qual se partilham linguagens, experiências musicais e artísticas dos diferentes parceiros»



Cortesia de cme 

Circuito Europeu de Música Tradicional.
«A Câmara Municipal de Évora apresentou na Praça do Sertório mais um concerto do Circuito Europeu de Música Tradicional, no pp dia 5 de Agosto, com a actuação do grupo Xestreu, proveniente de Ourense, na Galiza.

Xestreu é um projecto musical composto por mulheres, criado em 2001, e que trabalha no sentido de recuperar as velhas cantigas de raiz popular. O grupo faz uma recolha de cantares e romances da tradição oral e interpreta igualmente peças recolhidas por grupos de outras nacionalidades, com a finalidade de abranger no seu repertório um amplo leque de ritmos do mundo, sempre dentro da música tradicional. Este grupo de mulheres faz um percurso pelos ritmos tradicionais através das suas vozes, mergulhando nos cantos dos povos. Com simplicidade e autenticidade vão recuperando melodias da tradição oral transmitidas ao longo de gerações.

O Circuito Europeu de Música Tradicional é uma iniciativa que integra o Projecto Oralidades, que se traduz num encontro através do qual se partilham linguagens, experiências musicais e artísticas dos diferentes parceiros.
O projecto Oralidades realiza-se ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007-2013 e envolve uma parceria internacional entre os Municípios de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária), unidos num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural.

Com este projecto pretende-se valorizar o património cultural imaterial comum do território da Europa do Sul a partir das suas componentes identitárias, da sua memória e partilha». In Câmara Municipal e Évora.

A amizade de RR.
Cortesia de CM de Évora/JDACT