sábado, 20 de agosto de 2011

Budapeste. Pérola do Danúbio: «Com o «Compromisso de 1867», que concedeu à Hungria um governo autónomo no seio da Monarquia Austro-Húngara, a fusão foi mais uma vez efectuada em 1873, criando a cidade de Budapeste, capital da Hungria»


Cortesia de wikipedia

«Budapeste é a capital e a maior cidade da Hungria, e a sexta maior da União Europeia. Localiza-se nas margens do rio Danúbio e possui uma vasta região metropolitana a que se dá o nome de Grande Budapeste.
A cidade de Budapeste foi fundada em 17 de Novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita do Danúbio, com Peste, na margem esquerda. Os seus habitantes são chamados por budapestinos.
Em torno de 89 a.C., na margem direita do Danúbio, os romanos fundaram a cidade de «Aquincum», no local que viria a tornar-se Ôbuda, «Velha Buda»; hoje um subúrbio de Budapeste. De 106 d.C. até ao século IV, «Aquincum» foi a capital da província romana da Panónia Inferior.
Do outro lado do rio, foi surgindo ao longo do tempo uma povoação que se chamaria mais tarde Peste. Por volta de 900 d.C., a região foi ocupada pelos magiares, que fundaram o Reino da Hungria.


Cortesia de wikipedia

Ao sul de Ôbuda e em frente a Peste, numa colina na margem do Danúbio, os magiares ergueram em 1241 um castelo real, numa localidade que viria a chamar-se Buda. No ano de 1361 já era uma cidade e, rapidamente, Buda tornou-se na capital da Hungria.
Em 1541, Buda e Peste caíram sob o domínio otomano e a primeira cidade passou a ser a sede de um paxá turco. A área foi reconquistada pelos Habsburgos em 1686.
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, Peste cresceu rapidamente e tornou-se um centro de comércio. As três cidades, Ôbuda, Buda e Peste foram fundidas por decisão do governo revolucionário em 1849, decisão revogada quando a revolução foi reprimida pelos Habsburgos. Com o «Compromisso de 1867», que concedeu à Hungria um governo autónomo no seio da Monarquia Austro-Húngara, a fusão foi mais uma vez efectuada em 1873, criando a cidade de Budapeste, capital da Hungria. Em 1930, a sua população atingiu um milhão de habitantes.




As “freguesias” de Budapeste são numerados no sentido horário, em círculos concêntricos para fora, numa organização semelhante aos «arrondissements» parisienses e cada um está associado a um bairro de Budapeste. Os seus nomes advêm das antigas vilas incorporadas na cidade. As “freguesiasI a III, XI e XII e XXII estão em Buda, de IV a X e de XIII a XX estão na zona de Peste e o e a XXI é uma ilha no Danúbio.

Cortesia de wikipedia

Budapeste tem 10 pontes, sendo a mais conhecida a Széchenyi Lánchíd, Ponte das Correntes.
Os edifícios mais característicos e importantes são:
  • o Castelo de Buda,
  • o Parlamento de Budapeste,
  • a Praça dos Heróis,
  • o Teatro Nacional de Budapeste,
  • a Ópera,
  • a Igreja de S. Matias,
  • as Termas Gellért.
No centro da cidade está situada a praça Vörösmarty. Conhecida como a «capital europeia dos banhos termais», Budapeste é visitada por turistas de todo o mundo pelas suas famosas piscinas termais. Esta tradição tem mais de 2 mil anos, época do domínio romano. Desde essa altura que nobres e soberanos passaram a frequentar os banhos, pois acreditavam nas suas propriedades curativas. Existem inclusivamente fontes históricas que relatam verdadeiros milagres realizados por estas águas». In Wikipédia, Turismo Húngaro.

Cortesia de Wikipédia/JDACT