quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pedro Dufour. História da Prostituição em todos os Povos do Mundo: Parte V. «Judá apressou-se a cumprir a sua palavra, mandando-lhe por «um pastor o prometido cordeiro, e dando ordem ao seu emissário para receber da mulher com quem estivera os objectos que lhe deixara. Como o pastor não encontrasse, porém, no sítio indicado pelo amo aquela a quem procurava, perguntou aos que passavam…»

Cortesia de LibraryUniversityofToronto

«O dilúvio renovou a superfície da terra, mas as paixões e vícios, que Deus quisera afogar nas grandes águas, de novo apareceram e se multiplicaram com os homens. Nem a própria hospitalidade foi uma coisa respeitada e respeitável nas cidades malditas da Pentapole. Quando os dois anjos que haviam anunciado a Abrahão que Sara, a sua velha esposa, lhe havia de dar um filho, foram a Sodoma e se hospedaram em casa de Loth para ali passarem a noite, os habitantes da cidade, desde o mais novo até ao ancião, cercaram a casa, e chamando por Loth, disseram-lhe:
—Onde estão esses mancebos que vieram visitar-te? Obriga-os a sair, porque os queremos conhecer.
— Meus irmãos, rogo-vos que não ofendais os meus hóspedes. Tenho duas filhas que ainda não conheceram varão. Entregar-vol-as-hei para que façais delas o que quiserdes, contanto que respeiteis estes mancebos, que recebi debaixo do tecto da minha casa.
Loth, que assim fazia o sacrifício do pudor de suas filhas à hospitalidade, não leria concedido de boamente aos seus dois hospedes o que oferecia bem a seu pesar a uma populaça indigna?
Enquanto às filhas deste patriarca, o espectáculo da chuva de fogo sobre Sodoma e Gomorra não lhes inspirou sentimentos de pudor e de continência. Ambas elas, uma após a outra, abusaram estranhamente da embriaguez de seu desgraçado pai. Temos neste caso a prostituição, apesar de que ela não seja ainda a legal, a que se realiza em virtude de um uso que a lei não condena. Esta espécie de prostituição manifesta-se entre os hebreus desde o tempo dos patriarcas, dezoito séculos antes de Cristo, na época em que o casto Joseph, escravo e intendente do eunuco Putiphar no Egipto, resistia às impúdicas provocações da mulher do seu senhor, deixando-lhe entre as mãos a capa, afim de poder salvaguardar a virtude.

Cortesia de LibraryUniversityofToronto

Um dos irmãos de Joseph, Judá, o quarto filho de Jacob, casara sucessivamente com uma rapariga chamada Thamar dois filhos que tinha tido de uma chananéa. Estes dois filhos, Her e Onan, morreram sem sucessão, e a viúva dispunha-se a contrair terceiro matrimónio com o último irmão, chamado Sela. Judá, porém, não quis consentir neste novo matrimónio, para o qual os precedentes, que haviam sido estéreis, eram de mau agouro. Thamar, descontente com esta oposição do sogro, imaginou um meio bem singular de lhe provar que não era ela a infecunda. Sabendo que Judá tinha de ir aos montes de Tinnath proceder à tosquia dos seus gados, despojou-se dos seus vestidos de viúva, ataviou-se com outros mais alegres, cobriu o rosto com um véu, e foi sentar-se na encruzilhada de um caminho por onde o velho tinha de passar.
Quando Judá a viu, julgou que aquela mulher era uma meretriz, e aproximando-se dela, disse-lhe:
— Queres que me detenha contigo?
— E que me darás em paga das minhas carícias?, perguntou-lhe Thamar.
— Mandar-te-ei o melhor cordeiro dos meus rebanhos.
— Faça-se em mim segundo o teu desejo, se me deixares uma prenda até que cumpras a tua promessa.
— E que prenda queres tu que te dê ?
— O teu anel, o teu bracelete e esse báculo que levas na mão.

Judá deteve-se com ela, e Thamar concebeu.

Cortesia de LibraryUniversityofToronto

Em seguida continuou o seu caminho, separando-se de Thamar, que voltou a casa e tornou a envergar a sua lutuosa túnica.
Judá apressou-se a cumprir a sua palavra, mandando-lhe por «um pastor o prometido cordeiro, e dando ordem ao seu emissário para receber da mulher com quem estivera os objectos que lhe deixara. Como o pastor não encontrasse, porém, no sítio indicado pelo amo aquela a quem procurava, perguntou aos que passavam:
— Sabeis para onde iria a meretriz que costumava estar sentada neste sitio ?
— Neste sítio, responderam-lhe, nunca houve meretriz nenhuma.
O rapaz, de volta a Tinnath, disse a seu amo:
— Não encontrei a mulher, e os passageiros a quem pedi informações disseram que não havia meretrizes naquele sítio.
Pouco tempo depois, anunciaram a Judá que Thamar estava grávida, e, ao saber de tal escândalo, o velho indignado ordenou que fosse imediatamente queimada como adúltera. Foi então que Thamar lhe fez reconhecer o autor do fruto que trazia nas entranhas, restituindo-lhe o anel, o bracelete e o báculo (21)». In Pedro Dufour, História da Prostituição em todos os Povos do Mundo, Typ da Empreza Litteraria Luso-Brazileira, Pateo do Aljube 5, 1885, Library University of Toronto, May 23 1968, Lisboa.

Com a amizade de PC.
Cortesia de Library University of Toronto/JDACT