sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BNP. Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Ajuda: «…disponibilizados em linha os Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Ajuda, num site especialmente concebido para o efeito que consubstancia uma edição crítica integrada das cerca de 1680 cantigas trovadorescas que chegaram até nós através daqueles dois cancioneiros e do Cancioneiro da Vaticana»

Cortesia de bnp

Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Ajuda disponíveis na Internet.
Notícia. Novembro de 2011.

«Em resultado do Projecto Littera - Edição, actualização e preservação do património literário medieval português, financiado pela FCT e da responsabilidade de Graça Videira Lopes (Coordenadora, IEM, UNL), Manuel Pedro Ferreira (CESEM, UNL, responsável pela área da música) e Nuno Júdice (IEM, UNL), acabam de ser disponibilizados em linha os Cancioneiros da Biblioteca Nacional e da Ajuda, num site especialmente concebido para o efeito que consubstancia uma edição crítica integrada das cerca de 1680 cantigas trovadorescas que chegaram até nós através daqueles dois cancioneiros e do Cancioneiro da Vaticana.
A apresentação pública do site, intitulado Cantigas Medievais Galego-Portuguesas, teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, no pf dia 27 de Outubro de 2011, e na Biblioteca Nacional de Portugal, inserida no evento Dom Dinis, Trovador, comemorativo dos 750 anos do nascimento de Dom Dinis, um dia depois.

Cortesia de bnp

O site disponibiliza, aos investigadores e ao público em geral, a totalidade das cantigas medievais presentes nos cancioneiros galego-portugueses, as respectivas imagens dos manuscritos e ainda a música (quer a medieval, quer as versões ou composições originais contemporâneas que tomam como ponto de partida os textos das cantigas medievais). A base inclui ainda informação sucinta sobre todos os autores nela incluídos, sobre as personagens e lugares referidos nas cantigas, bem como a “Arte de Trovar”, o pequeno tratado de poética trovadoresca que abre o Cancioneiro da Biblioteca Nacional.

O texto editado das cantigas dá ainda acesso a um conjunto de informações destinadas a facilitar quer a sua leitura, quer o seu enquadramento histórico (glossário, notas explicativas de versos, toponímia, antroponímia, notas gerais). E fornece igualmente informação de base sobre alguns dos seus aspectos formais. Em cada cantiga, o texto editado pode ainda ser confrontado com o texto manuscrito que transcreve, disponibilizando a base igualmente um conjunto de notas justificativas das leituras proposta (notas de leitura).

Cortesia de bnp

No que diz respeito às imagens, a base permite ainda a leitura sequencial dos fólios dos cancioneiros, bem como a visualização independente das iluminuras contidas na Cancioneiro da Ajuda. No que diz respeito à música, a base dá acesso quer a ficheiros áudio, quer a pautas (em ambos os casos, sempre que disponíveis), incluindo ainda informação sucinta sobre autores e intérpretes. A base de dados permite ainda pesquisas múltiplas, algumas delas ainda em fase de desenvolvimento.


Cortesia da BN de Portugal/JDACT