sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BNP. Revista Glosas: «Lançamento do número 4, editada pelo movimento patrimonial pela música portuguesa, mpmp»

Cortesia de bnp 

Revista Glosas
Lançamento. Recital. Sábado, 5 de Novembro de 2011. 16h00. Auditório. Entrada Livre

O lançamento do número 4 da Revista Glosas, editada pelo mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa - contará com a presença de António Victorino d'Almeida, compositor homenageado nesta edição, e Duarte Pereira Martins, que fará breve introdução aos conteúdos da Revista e apresentará as actividades do movimento para este ano. O recital pelo Quarteto Lopes-Graça, residente do Conservatório Nacional, encontra-se inserido na Temporada de Concertos do mpmp, que conta com a direcção artística de Duarte Pereira Martins.

Programa:

Fernando Lopes-Graça, (1906 - 1994)
“Catorze Anotações” (1966)

António Victorino D’Almeida
“Quarteto, op. 148” (2007)
Obra dedicada ao Quarteto Lopes-Graça
Andantino non tropo
Scherzo - Allegro non tropo
Allegro
Allegro assai.

Quarteto Lopes-Graça
Luís Pacheco Cunha, violino. Anne Victorino d'Almeida, violino. Isabel Pimentel, violeta. Catherine Strynckx, violoncelo.

mpmp, movimento patrimonial pela música portuguesa
Associação sem fins lucrativos em prol da divulgação do património musical português de todas as épocas, com especial destaque para a música erudita de tradição ocidental. Os seus primeiros projectos remontam ao ano de 2009 (ATRIUM, base de dados de compositores portugueses), sendo em 2010 que o movimento vê nascer um dos seus mais bem sucedidos objectivos: a revista Glosas, a única publicação portuguesa dedicada à divulgação da música de compositores portugueses de ontem e de hoje. O mpmp mantém também uma activa agenda de concertos e desenvolve projectos de edição de partituras». In Biblioteca Nacional de Portugal.

Cortesia da BN de Portugal/JDACT