quinta-feira, 17 de março de 2022

Mistérios Sombrios do Vaticano. Paul Jeffers. «Na quarta votação, nenhum outro nome foi lido além do de Luciani. Houve algumas cédulas em branco (…) Mas cerca de noventa votos foram para Luciani. Os aplausos ecoaram na capela. A porta da capela foi aberta e oito auxiliares do conclave entraram para acompanhar Jean Cardinal Villot, o camerlengo…»

Cortesia de wikipedia e jdact

Assassinato nas Ordens Sagradas

«(…) Ao meio-dia, escreveram os jornalistas da Time, os dois conjuntos de cédulas, presos numa grande agulha como se fosse um kebab, foram atirados ao forno da capela junto com uma mistura química enviando fumaça escura como sinal negativo para a multidão que aguardava na praça de São Pedro. Mas o sistema de exaustão acima do forno estava quebrado e a fumaça preta se espalhou pela capela, obscurecendo parcialmente os famosos frescos de Michelangelo. Os cardeais ficaram tossindo por cerca de quinze minutos, cobrindo a boca e esfregando os olhos, até as janelas serem abertas para limpar o ar. Quando pararam para o almoço, enquanto os cardeais caminhavam até ao Hall Pontifício na ala dos aposentos de Bórgia, travaram-se intensas discussões. Na terceira eleição, às 16h30 (…) Luciani tomou a dianteira, quase obtendo a maioria. Nesse momento, Luciani explicou depois com um sorriso que lhe valeria o apelido de Papa Sorriso, a situação começou a ficar perigosa para mim. Os cardeais Willebrands, dos Países Baixos, e Ribeiro, de Portugal, sentados ao seu lado, inclinaram-se na sua direcção. Um sussurrou: Coragem. Se o Senhor dá o fardo, dá também a força para carregá-lo. E sussurrou o outro: O mundo todo ora pelo novo papa.

Na quarta votação, nenhum outro nome foi lido além do de Luciani. Houve algumas cédulas em branco (…) Mas cerca de noventa votos foram para Luciani. Os aplausos ecoaram na capela. A porta da capela foi aberta e oito auxiliares do conclave entraram para acompanhar Jean Cardinal Villot, o camerlengo da Igreja, até o aturdido Luciani, que ainda estava sentado no seu lugar sob um fresco do baptismo de Cristo. O camerlengo, o rosto todo sorrisos, fez a pergunta ritual: Aceita a sua eleição canónica como Supremo Pontífice? Luciani respondeu primeiro: Que Deus os perdoe pelo que fizeram em relação a mim. Depois deu seu consentimento: Accepto. As cédulas queimadas e palha quimicamente tratada enviaram uma fumaça branca pela chaminé, sinalizando para a multidão na praça de São Pedro que a Igreja tinha um novo papa. Ele seria Ioannes Paulus. A multidão foi informada do nome do novo papa: João Paulo. Depois de cantarem o Te Deum de agradecimento, o pontífice foi escoltado até à sacristia para colocar suas vestes papais temporárias. Reapareceu de batina branca com uma capa nos ombros e uma longa faixa branca. Sorridente, ocupou o trono que havia sido erguido diante do altar e os cardeais contentes se aproximaram um a um para abraçá-lo e beijar o anel papal.

Roma viu João Paulo pela primeira vez no dia seguinte, quando 200 mil pessoas ocuparam a praça de São Pedro para a bênção semanal do meio-dia de domingo. João Paulo falou por sete minutos. (…) Vamos nos entender uns aos outros, ele disse para a multidão. Não tenho a sabedoria do coração do papa João, nem o preparo e a cultura do papa Paulo. No entanto, agora estou no lugar deles e devo tentar ajudar a Igreja. Espero que me ajudem com as vossas orações. (…)

O novo papa, João Paulo, mostrou um pouco do seu estilo pessoal nos planos para as cerimónias de posse ao ar livre no dia 3 de Setembro. Por recomendação sua, não foi chamada de coroação ou entronização, mas de missa solene para marcar o início de seu ministério como Sumo Pontífice. João Paulo pediu para não ser carregado na liteira, como era costume, e preferiu caminhar em procissão. O mais significativo, porém, foi o facto de não querer ser coroado com a tiara papal na forma de colmeia. Em vez disso, um pálio, a estola de lã branca simbolizando seu título de patriarca do Ocidente, seria colocado sobre seus ombros. (…) No seu discurso inaugural aos cardeais, João Paulo jurou continuar a obra do Concílio Vaticano II, convocado pelo papa João XXIII em 1962 e concluído por Paulo VI em 1965. Iria priorizar a revisão das leis do direito canónico, disse. Percebeu-se imediatamente que João Paulo pretendia dar um novo estilo ao papado, mais simples e menos formal do que muitos no Vaticano estavam habituados. Seu primeiro discurso para o mundo, proferido na sacada da basílica de São Pedro, foi directo e pessoal. (…) Ele pediu que os católicos tivessem misericórdia com o pobre novo papa que não esperava chegar a esse posto. Ele fez uma brincadeira dizendo que precisaria pegar o pesado livro do ano do Vaticano, o Annuario Pontificio, para estudar o funcionamento da cúria.

O novo papa não fez segredo do facto de que se sentia intimidado pela estrutura da Igreja que deveria governar. (…) Em eventos públicos, procurou fazer ligações com os católicos comuns adoptando uma maneira de pregar como se estivesse contando uma história e conferindo ao Vaticano uma atmosfera de paróquia. Explicou o conceito de livre-arbítrio com uma metáfora sobre a boa manutenção de um carro. Falou com simpatia daqueles que não conseguiam acreditar em Deus. Brincou, comparando o casamento a uma gaiola dourada. Aqueles que estão de fora morrem de vontade de entrar, disse, enquanto os que estão dentro morrem de vontade de sair. Ele chocou muitos católicos ao dizer que Deus é um pai, mas é ainda mais uma mãe, pela maneira como Ele ama a humanidade. Citou o profeta Isaías, do Velho Testamento: Pode uma mãe esquecer seu filho? Porém, mesmo que isso acontecesse, Deus jamais esqueceria o seu povo. Alguns comentadores da Igreja viram seu pontificado como uma época de graça e alegria, chamando-o de Papa Sorriso. Outros analistas disseram que a tarefa estava acima das possibilidades do papa João Paulo, um homem que foi esmagado pelo peso da sua nova posição. Os veteranos e tradicionalistas do Vaticano temiam que João Paulo fosse muito liberal e que pretendesse revolucionar as doutrinas da Igreja, incluindo a revisão de leis sobre a contracepção. O cardeal Ratzinger via nele grande bondade, simplicidade, humanidade e coragem. Ruth Bertels escreveu um artigo dizendo que na noite de 28 de Setembro de 1978, quando João Paulo se sentou para comer na sala de jantar do terceiro andar do Palácio Apostólico, seus dois secretários, padre Diego Lorenzi, que trabalhara com ele em Veneza por mais de dois anos, e o padre John Magee, que fora indicado logo após a eleição papal, estavam presentes. As freiras haviam preparado um jantar simples composto de sopa, vitela, vagens frescas e uma salada. Os três comeram enquanto assistiam ao noticiário na televisão. O papa parecia estar bem-humorado e com boa saúde». In Paul Jeffers, Mistérios Sombrios do Vaticano, 2012, Editora Jardim dos Livros, 2013, ISBN 978-856-342-018(7)-3(6).

Cortesia de EJdosLivros/JDACT

JDACT, Paul Jeffers, Vaticano, Religião, Literatura,