sábado, 4 de março de 2023

Dona Teresa. Isabel Stilwell. «Com 7 anos, Elvira era um ano mais velha do que Teresa, mas quem as conhecia e para dizer a verdade mesmo quem as visse apenas uma vez, percebia que era Teresa quem dava as ordens…»

jdact

Três Irmãs na Corte de Leão (1086-1094

S. Pedro de Montes, Bierzo, Abril de 1086

«Teresa escondeu-se entre as rochas, fazendo sinal a Elvira para que estivesse calada como um rato. O imperador passou a galope, o leão da capa vermelha a rugir ao vento, deixando ver a cota dourada que só o rei podia usar. Seguia ladeado e protegido pelos seus homens, como convinha a quem viajava por estas veredas isoladas, onde os  saqueadores ou os seus inimigos poderiam armadilhá-lo com facilidade.

O chão estava ainda gelado, Abril acabado de entrar e Teresa reparou com alívio que os cavaleiros estavam demasiado concentrados em evitar que as montadas escorregassem, para reparar nos quatro olhos, brilhantes, que os observavam por entre a folhagem. Demasiado distraídos para darem pela paisagem daquele vale do Paraíso, a neve no topo dos montes, a erva de um verde renascido, tão vivo que encandeava os olhos, os carvalhos e os castanheiros em flor, a descerem em direcção ao rio.

Elvira subitamente espirrou. Uma vez, duas, três, as mãos a taparem a boca na urgência de abafar o barulho, que ecoava no silêncio absoluto, quase como uma avalanche. O jovem escudeiro que fechava a comitiva puxou as rédeas a fundo e olhou em redor, desconfiado. Teresa reconheceu-o. Alberto, murmurou baixinho, incapaz de conter a surpresa, mas ele não deu por ela, ou fingiu não dar, e esporeando o cavalo lazão partiu de novo no encalço dos outros, que já se afastavam.

Teresa saiu do esconderijo improvisado, furiosa com a irmã, que encolheu os ombros aflita, apontando para as mimosas em flor: Sabes que perto delas espirro sempre, lamentou-se.

Com 7 anos, Elvira era um ano mais velha do que Teresa, mas quem as conhecia e para dizer a verdade mesmo quem as visse apenas uma vez, percebia que era Teresa quem dava as ordens, gizava os planos, construía as estratégias. Mandava, portanto.

Não sei como é que um dia queres combater os mouros se nem te consegues esconder de um grupo de homens armados, nas montanhas que conheces desde que nasceste, refilou. E pegando na espada que deixara escondida entre os fetos, ordenou: Agora não há nada a fazer, vamos embora que a mãe vai ficar furiosa por não estarmos vestidas e prontas para descer». In Isabel Stilwell, Dona Teresa, Livros Horizonte, 2021, ISBN 978-972-242-003-7

Cortesia de LHorizonte/JDACT

JDACT, Isabel Stilwell, História, Conhecimento, Literatura, O Saber,