segunda-feira, 6 de março de 2023

Fascínios da Matemática. Theoni Pappas. «Um simples erro de raciocínio pode gerar resultados estranhos ou ridículos. Por exemplo, se o leitor for um programador informático, terá pavor de não ter atenção a uma linha…»

 jdact

A Demonstração de 1 = 2

«A arte de raciocinar toca vários aspectos das nossas vidas, seja para decidir o que vamos comer como usar um mapa, comprar um presente ou demonstrar um teorema da geometria. Toda uma gama de capacidades e de técnicas fazem parte da resolução de problemas.

Um simples erro de raciocínio pode gerar resultados estranhos ou ridículos. Por exemplo, se o leitor for um programador informático, terá pavor de não ter atenção a uma linha que possa levar a um ciclo que se repete infinitamente. Quantos de nós já descobrimos um erro, depois de estarmos certos da nossa explicação, solução ou demonstração? Em matemática, a divisão por zero é um erro comum que pode provocar resultados espantosos, como é ilustrado na demonstração de 1=2. Serâ que consegue descobrir onde está o erro?

1 = 2 ?

Se  a=b; e b,a>0 então 1 = 2

Demonstração:

1) a,b>0

Premissa

2) a=b

Premissa

3) ab=b2

Multiplicação de ambos os termos da equação por b

4) ab-a2=b2-a2

Subtracção de ambos os termos da equação a2

5) a(b-n)=(b+a)(b-a)

Factorização dos termos da equação

6) a=(b+a)

Divisão de ambos os termos por (b-a)

7) a=a+a

Substituição (passo 2)

8) n=2n

Adição de monómios

9) 1=2

Divisão de ambos os termos por a

Onde está o erro?

A divisão por zero está no passo 6. O zero está camuflado ao ser expresso por b – a, que é zero porque existe a premissa a = b».

In Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, Editora Replicação, Lda, 1ª edição, 1998, ISBN 972-570-204-2.

Cortesia de TPappas/JDACT

JDACT, Theoni Pappas, Didácticas, Fascínios da Matemática, Conhecimento,