sexta-feira, 3 de março de 2023

Fascínios da Matemática. Theoni Pappas. «A ilustração que se segue foi desenhada em 1670 por um dos alunos de Seki Kowa, para determinar a medida da área do círculo…»

jdact

Isaac Newton e o Cálculo Infinitesimal

«Isaac Newton (1642-1727) foi um dos inventores do cálculo infinitesimal e da lei da gravitação. Apesar de Newton ser um génio matemático, dedicou grande parte da sua vida a estudos teológicos

Em 1665, a universidade onde leccionava em Cambridge, foi encerrada devido à peste bubónica. Newton permaneceu em casa durante esse interregno e desenvolveu a sua abordagem ao cálculo infinitesimal, formulou a lei da gravitação e trabalhou noutras questões da física. Infelizmente, foi preciso esperar 39 anos até à publicação do seu trabalho.

Este é um dos esquemas de Newton que mostram os efeitos da gravidade numa órbita elíptica» 

Cálculo Infinitesimal Japonês

«É importante lembrar que a matemática se desenvolveu simultaneamente em várias culturas pelo mundo inteiro. Por exemplo, Seki Kowa, um matemático japonês do século XVII, é considerado responsável pelo, desenvolvimento do cálculo infinitesimal no seu país, denominado então por yenri (o princípio do círculo). A ilustração que se segue foi desenhada em 1670 por um dos alunos de Seki Kowa, para determinar a medida da área do círculo a partir da soma das áreas de uma sequência de rectângulo». 

 


 In Theoni Pappas, The Joy of Mathematics, Fascínios da Matemática, Editora Replicação, Lda, 1ª edição, 1998, ISBN 972-570-204-2.

Cortesia de TPappas/JDACT

JDACT, Theoni Pappas, Didácticas, Fascínios da Matemática, Conhecimento,